A relação entre a morte das abelhas e a aplicação dos agrotóxicos

Idioma Portugués
País Brasil

O evento foi promovido pela APISBio (Articulação para a Preservação da Integridade dos Seres e da Biodiversidade) e pela APISMA (Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Mata), contando com o apoio de diversas organizações fraternas, entre elas a Rel UITA.

Os apicultores, as organizações, os movimentos sociais e as comunidades da região central do Rio Grande do Sul realizaram este simpósio internacional abordando a relação entre a morte das abelhas e a aplicação dos venenos agrícolas.

Apesar de não ser de agora a alta mortalidade de abelhas, a recente morte de milhões de abelhas nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina fez com que se entrasse com uma denúncia pelo Ministério Público.

Os resultados das perícias confirmaram a contaminação por agrotóxicos nas colmeias atingidas e servem de amparo para a representação coletiva apresentada junto ao Ministério Público Estadual (MPE/RS), solicitando a abertura de uma investigação civil pública e propondo uma denúncia e ação penal contra toda a cadeia de responsabilidade envolvendo não só os fabricantes de agrotóxicos, mas também os importadores, distribuidores, revendedores, aplicadores e consumidores finais.

Fuente: Rel UITA

Temas: Agrotóxicos, Biodiversidad

Comentarios