Biocombustível mudando de herói a vilão na Europa

Por AFP
Idioma Portugués
País Europa

Em uma reunião na última semana os ministros de energia da União Européia declararam que estiveram trabalhando durante os últimos 18 meses sob a falsa impressão de que os planos europeus para combater o aquecimento global incluiam necessariamente o desenvolvimento dos controversos biocombustíveis ressaltando a transformação de imagem que os biocombustíveis sofreram em uma questão de meses: de salvadores para vilões do clima.

Documentos divulgados pela União Européia em Janeiro de 2007 diziam que, até 2020, 10% de todos os combustíveis deveriam ser feitos de plantas.

Os ministros agora reconhecem que o plano determina que 10% dos transportes deverão ser movidos a energias renováveis, não necessariamente biocombustíveis.
Os biocombustíveis, que há um ano eram considerados a solução mágica para o aquecimento global, têm sido acusados nos últimos meses de terem elevado os preços dos alimentos mundialmente, de estarem desviando o uso da terra da produção de alimentos e agravando o desmatamento.

Jean-Louis Borloo, o ministro do meio ambiente e de energia da França, citou uma série de novas tecnologias sendo desenvolvidas, desde o combustível de hidrogênio até as células combustíveis, mas admitiu que 99,9% dos combustíveis renováveis usados hoje em veículos automotives são feitos de plantas.

Fuente: Boletim por um Brasil Livre de Transgênicos

Comentarios