Brasil: posição do PR sobre transgênicos é elogiada em Conferência

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, elogiou no sábado (10/12), em Brasília, o governador Roberto Requião pela postura e coragem assumida contra o plantio e comercialização de produtos transgênicos. Segundo a ministra, que falou durante a II Conferência Nacional do Meio Ambiente, o governador do Paraná assume uma posição de muita coragem e lucidez em relação aos produtos geneticamente modificados

“Nesta questão, não me sinto derrotada como já foi cantada em verso e prosa, mas sim a sociedade brasileira, ao não garantir o espírito de precaução e prevenção que deveriam nortear a política ambiental”, disse a ministra ao se referir à aprovação da Lei de Biossegurança sem uma análise mais apurada.

A II Conferência Nacional do Meio Ambiente começou no sábado com o tema Política Ambiental Integrada e Uso Sustentável dos Recursos Naturais. Até a próxima terça-feira, cerca de duas mil pessoas, incluindo delegados eleitos em Conferências Estaduais realizadas em todo o Brasil, estarão reunidas no Marina Hall (SHTN Trecho 2 Conjunto 5, Bay Park). O representante do Paraná é o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues.

Na abertura oficial do evento foram assinados atos para a constituição do Conselho Gestor da Reserva da Biosfera do Pantanal e para a doação de R$ 40 milhões do Governo alemão destinados à segunda etapa do Projeto Corredores Ecológicos.

Assim como na primeira edição do encontro, em 2003, a II Conferência aprovará um documento com diretrizes e propostas que serão encaminhadas ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Essas deliberações serão executadas e incorporadas às ações do Ministério do Meio Ambiente e de outras pastas do Governo Federal.

“A Conferência é uma oportunidade para se aprofundar e ampliar a participação e o controle social sobre as ações de governo na área ambiental”, destacou a ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

A II Conferência é, antes de tudo, a continuidade de um amplo debate nacional sobre a política ambiental promovido por pessoas de todo o País. Entre as deliberações oriundas do primeiro evento e já implementadas, estão: a criação do Programa de Capacitação dos Gestores Municipais; a instalação de Comissões Tripartites nos 26 estados e no DF; as ações do Plano Nacional de Combate ao Desmatamento e a redução da emissão de gases que afetam à Camada de Ozônio. ( Governo do Estado do Paraná, 12/12/05.)

Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos
Boletim Número 283 - 16 de dezembro de 2005
E-mail: rb.gro.atpsa@socinegsnartedervil

Comentarios