De Camponês para Camponês: MPA realiza intercâmbio entre famílias de Novo Cabrais no RS

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

A partir do Projeto de ATER Sementes Crioulas: semeando as raízes do futuro, o MPA esta desenvolvendo em mais 20 municípios gaúchos atividades de formação e intercambio para a transição a agroecologia e produção de alimentos envolvendo cerca de 500 famílias, no final de março foi do município de Novo Cabrais realizar o intercambio para troca de saberes entre as famílias camponesas envolvidas no projeto.

Seu Aquiles e laides Binha, camponeses do município de Novo Cabrais acolheram as famílias em sua propriedade que participaram no ultimo dia 27 do dia de intercambio a família Binha além de

fazer parte do projeto de ater também são guardiões de sementes crioulas.

 

Durante o dia houve muito debate, troca de experiências e conhecimentos, troca de sementes entre os participantes e uma visita as lavoras de seu Aquiles e dona Laides, o almoço contou com uma gostosa galinhada feita com galinha caipira e arroz ecológico.

 

Na parte da tarde foram feitas algumas oficinas práticas de biofertilizantes, inseticidas naturais, e o uso de pó de rocha.

 

Para Pedro Kunkel e Leticia Chimini, técnicos responsáveis pelas atividades coletivas do projeto, o intercâmbio marca a necessidade cada vez maior da organização entre os camponeses “ é uma necessidade muito grande de termos as casas de sementes crioulas, que asseguram os locais de armazenagem das sementes.... as Sementes devem estar nas mãos dos camponeses onde todos e todas possam ter acesso, e não nas mãos das multinacionais que exploram os camponeses” afirmaram.

 

Para Rosiéle Ludtke da coordenação estadual do MPA as famílias camponesas carregam uma tarefa fundamental para a humanidade “ estão nas mãos das famílias camponesas uma biodiversidade enorme, são os guardiões do nosso planeta que com a o trabalho do Movimento vem se qualificando e cada vez mais tendo prazer em produzir, cultivar, colher, selecionar, e armazenar as sementes, nossa tarefa e resgatar o conhecimento perdido ao longo do tempo, fruto da expansão do modelo Capitalista do Agronegócio, é uma tarefa de todos e todas e principalmente dos militantes do MPA” afirmou Rosiéle.

 

O próximo dia de campo com as famílias de Novo Cabrais ira acontecer em junho, mantendo a mesma metodologia de visitas, oficinas e troca de saberes entre as famílias.

 

O Movimento dos Pequenos Agricultores- MPA vem reafirmando um modelo de extensão rural baseado no saber camponês, historicamente ignorado pelos projetos de extensão do Estado brasileiro, técnicos e militantes facilitam as intervenções dos verdadeiros protagonistas do processo que tem muita disposição de ensinar e muita vontade de aprender.

Fuente: MPA

Temas: Movimientos campesinos

Comentarios