bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5491 Resultado(s)
Idioma Portugués Pais Brasil, Internacional Publicado 23 noviembre 2017 13:56
Como a Grande Indústria Viciou o Brasil em Junk Food

À medida que o crescimento diminui nos países ricos, as empresas de alimentos ocidentais se expandem acintosamente nos países em desenvolvimento, contribuindo para obesidade e problemas de saúde.

Autor André Monteiro Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 22 noviembre 2017 09:58
Video - Brasil: Insurgência

"O que leva 10 mil pessoas às ruas de Correntina (BA)?. Para os manifestantes a instalação dessas fazendas é o fim do Rio Arrojado do qual dependem diretamente para produzir e viver".

Autor Catarina de Angola Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 21 noviembre 2017 09:31
Brasil - Raízes Nordestinas: arte como alimento para a luta camponesa

"No palco, com muita firmeza, as três meninas interpretaram doloridas histórias de mulheres e que sofrem diferentes tipos de violência, mas que organizadas e em luta superam as opressões".

Autor Comissão Pastoral da Terra Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 noviembre 2017 10:38
Brasil: Milhares de pessoas protestam em Correntina (BA) em defesa das águas e do Cerrado

Cerca de dez mil pessoas foram às ruas de Correntina, no oeste baiano, na manhã do último sábado (11), para denunciar o baixo nível do rio Arrojado em consequência do intenso desmatamento, e do uso abusivo das águas, sobretudo pelas empresas do agronegócio, e das mudanças climáticas.

Autor CLOC - Vía Campesina Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 17 noviembre 2017 14:12
Brasil: MPA realiza atividades com Mulheres e Crianças em preparação aos próximos períodos de Lutas em Rondônia

Este fim de semana, 11 e 12 de novembro teve um sentido especial para o MPA em Rondônia, os camponeses e camponesas do Movimento no Estado realizaram, de forma paralela, três atividades com mulheres e crianças.

Autor Djalma Nery Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 16 noviembre 2017 14:17
Professor intimado pela USP: “Há triagem ideológica na universidade brasileira”

Marcos Sorrentino responde a sindicância por realizar atividade em parceria com o MST em abril deste ano. "Neste momento de retrocesso conservador em toda a sociedade brasileira sejam maiores as pressões para expurgar grupos e pessoas com compromissos divergentes do hegemônico."

Autor Iremar Barbosa Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 16 noviembre 2017 13:00
Brasil: Decreto do Povo Correntino

"Fica decretada a suspensão imediata de todas as autorizações de supressão vegetal e outorgas d’água para o megaempreendimento Sudotex, e todos os demais de mesma proporção do município de Correntina..."

Autor Cida de Oliveira Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 16 noviembre 2017 10:18
Brasil: ‘Pacote do veneno’ em doses homeopáticas, Anvisa libera agrotóxico perigoso

A liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do agrotóxico benzoato de emamectina, nesta quarta-feira (8), é mais uma das “doses homeopáticas” com que o governo de Michel Temer (PMDB) vem introduzindo o chamado “Pacote do Veneno“.

Autor Adilvane Spezia Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 15 noviembre 2017 11:03
Brasil: Seminário alerta sobre o veneno na alimentação

"As mais de 120 pessoas vindas de 8 municípios da região, nesta quarta-feira 8 de novembro, debateram sobre a alimentação saudável, sementes, biodiversidade, vida saudável, saúde e a cura pelas plantas, no município de em Anchieta, SC".

Autor Cida de Oliveira Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 15 noviembre 2017 09:18
Brasil: Projeto quer anular aprovação da cana-de-açúcar transgênica

Para o autor, deputado Nilto Tatto (PT), a liberação desrespeita o consumidor e o meio ambiente e aponta para a falta de ética nas relações entre a CTNBio e o setor canavieiro.

Autor Leandro Uchoas Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 noviembre 2017 11:22
“Está em jogo a reestruturação do mercado formal de terras no Brasil”. Entrevista com Julianna Malerba

Tem visto um preocupante agravamento dos impactos socioambientais de atividades extrativas e os relaciona à flexibilização das legislações ambientais e de direitos territoriais e ao crescimento da violência e da criminalização dos movimentos sociais.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 noviembre 2017 09:43
Brasil: Campesinato garante Soberania Alimentar no Alto Sertão Sergipano

"Tem como mensagem política construir soberania alimentar, produzindo alimentos saudáveis com respeito a natureza para alimentar o povo brasileiro, afirmando o Campesinato como sujeito necessário para construção da Soberania Nacional e do Socialismo por meio da construção do Plano Camponês".

Autor MST - Brasil Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 10 noviembre 2017 10:33
Brasil: Mais de duas mil famílias perderão suas casas e plantações no Pará

A operação atende aos pedidos dos fazendeiros da região que nos últimos meses vem exigindo do Governo do Estado e do Juiz da Vara Agrária de Marabá, o cumprimento das liminares e o despejo das famílias.

Autor Vía Campesina Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 9 noviembre 2017 09:31
Brasil: “As patentes de Informação Sequencial Nativa nos proibirá de continuar cultivando nossas variedades locais”

Intervenção de Marciano Silva do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) do Brasil e membro da Via Campesina no marco da Sétima Reunião do Conselho de Administração do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (TIRFAA) em Kigali, na Ruanda.

Autor Lucas Henrique Pinto Idioma Español Pais Brasil Publicado 8 noviembre 2017 13:16
El extractivismo, la urbanización de la cuestión agraria y el subproletariado: dilemas de la no realización de una reforma agraria en Brasil (1964-2016)

En el presente trabajo intentaremos problematizar cómo el lulismo (2003-2016) y sus políticas públicas focalizadas buscaron atenuar el conflicto entre clases (así como sus intereses antagónicos) y, por consecuencia, exploraremos las históricas desigualdades socio-raciales y de clase dentro de la sociedad brasileña, así como el despojo de los recursos naturales del país (neoextractivismo) en un momento de precios extraordinarios de los productos primarios.

| 1999-2018 Biodiversidad