Brasil

Foto del sitio: Actualidad RT

El presidente brasileño Bolsonaro quiere pasar una nueva ley para abrir el corazón del Amazonas a proyectos industriales devastadores y legalizar el desplazamiento de comunidades indígenas de sus tierras ancestrales.

Protejan a los pueblos indígenas y eliminen el Proyecto de Ley 490/2007

Por SumOfUs
Bacia do Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (Foto: Amazônia Real/Alberto César Araújo)

Especialistas vinculados à ONU divulgaram o sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O impacto do novo relatório é um alerta: é “inequívoco” que a humanidade é a principal causadora do aquecimento global.

IPCC: floresta protegida e terras indígenas demarcadas são barreiras contra crise climática, dizem especialistas

Distribuição de alimentos em Paraisópolis. Nos últimos meses de 2020, 19 milhões de brasileiros passaram fome. Foto: Fernando Bizerra

Enquanto milhões passam fome, exportação de alimentos decola. Além do foco do agronegócio na demanda global, desmonte de políticas para agricultura familiar contribui para insegurança alimentar, apontam especialistas.

A contradição entre recordes no agronegócio e fome no Brasil

Relatório “Covid-19 em regiões mineradas na Bacia do Rio Doce (MG)"

Já está disponível a versão final do relatório “Covid-19 em regiões mineradas na Bacia do Rio Doce (MG)”, uma publicação feita coletivamente pelo Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular e pela Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV), com apoio da agência de cooperação alemã Misereor e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Relatório “Covid-19 em regiões mineradas na Bacia do Rio Doce (MG)"

Corrida pela soja faz desmatamento se aproximar de terras indígenas no MT

Um grande trecho de floresta tropical foi desmatado e incendiado próximo à divisa da Terra Indígena Wawi, vizinha ao Parque Indígena do Xingu.

Corrida pela soja faz desmatamento se aproximar de terras indígenas no MT

Incêndio em plantação de soja no Mato Grosso (Foto: Christian Braga/Greenpeace)

Aunque por un lado, hay normas estrictas que protegen a la Amazonía del avance de la soja, por otro, las imágenes y documentos satelitales muestran una realidad diferente: un bosque que sigue siendo destruido por la demanda mundial de grano - y con la participación de gigantes de la agroindustria en la región.

Gigantes agrícolas compran "soja pirata" que acelera la deforestación en la Amazonía - Boletín 877 de la RALLT

Senhor do tempo

Escritor Daniel Munduruku compartilha visões indígenas de trabalho e tempo: "O que importa é o bem viver".

Senhor do tempo

Foto do site: CNN

Em Novo Progresso (PA), epicentro da série devastadora de queimadas, desmatamento de abril a junho de 2021 aumentou 91% em comparação com 2020, revela nova plataforma do ISA, o Painel Alertas+.

O “dia do fogo” nunca acabou na Amazônia