Brasil

Obra de barragem em Barão de Cocais (MG). Foto: Isis Medeiros.

Em 8 de fevereiro de 2019, duas semanas após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG), que vitimou 272 pessoas e deixou um rastro de destruição em toda calha do Rio Paraopeba, 458 pessoas foram expulsas de suas terras em um município próximo, Barão de Cocais, após a mineradora anunciar o risco de rompimento de mais uma de suas estruturas, a barragem Sul Superior, pertencente a mina Gongo Soco. 

Grandes projetos de mineração da Vale avançam em áreas ameaçadas por barragens em MG

Pueblos indígenas de la cuenca del Amazonas se manifiestan contra la construcción de la presa hidroeléctrica de Belo Monte. Brasilia, febrero de 2011. Foto de International Rivers

Las emisiones de gases de efecto invernadero (GEI) posteriores a la construcción de la presa hidroeléctrica de Belo Monte, en la Amazonia brasileña, son hasta tres veces mayores que las existentes previamente a la edificación del embalse, es la conclusión de un estudio científico que llevo diez años en ser realizado.

Hidroeléctricas en la Amazonia, peligrosa fuente de emisiones contaminantes

O RS já sofre com as consequências do uso excessivo de agrotóxicos. No estado há mais casos de câncer do que de doenças cardiovasculares

Publicação mostra perigos de PL que praticamente revoga lei dos agrotóxicos. Há alternativas de produção que respeitam a natureza e a vida.

Agrotóxicos: organizações lançam dossiê contra ‘Pacote do Veneno’

Fuente de la imagen: Contrainformacion

La deforestación en la Amazonía brasileña creció un 54 % en los últimos diez meses, en relación con el período inmediatamente anterior, con un total de 4.567 kilómetros cuadrados de selva devastados entre agosto del año pasado y mayo de 2020, según un estudio privado divulgado este martes.

Deforestación en la Amazonía crece un 54% en los últimos 10 meses

As ameaças das novas tecnologias de modificação genética para a agricultura

Seminário promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida e o Grupo Carta de Belém. Evento acontece virtualmente nos próximos dias 3 e 4 de agosto. 

As ameaças das novas tecnologias de modificação genética para a agricultura

Insegurança alimentar atinge um quarto dos brasileiros, aponta agência da ONU

Primeira avaliação global da fome desde o início da pandemia estima que metade dos brasileiros passaram a comer pior.

Insegurança alimentar atinge um quarto dos brasileiros, aponta agência da ONU

Dossiê contra o pacote do veneno e em defesa da vida

Há vários anos a bancada ruralista vem se articulando no Congresso Nacional para desmontar o já frágil aparato regulatório brasileiro, diminuindo a importância das medidas de proteção à saúde e ao ambiente no processo de registro e fiscalização do uso de agrotóxicos, em nome de uma suposta desburocratização e da falácia da produção de “alimentos mais seguros”.

Dossiê contra o pacote do veneno e em defesa da vida

Fotos: Katie Maehler | Mídia Ninja

Projetos de Lei que tramitam na câmara ameaçam regulamentar ocupações de terra irregulares, alterar as regras de demarcação e liberar a mineração em terras indígenas e flexibilizar a concessão de florestas públicas.

Estouro da boiada: governo usa Projetos de Lei para acelerar a destruição na Amazônia