Brasil

- Fotografia registrada por analista em geoprocessamento evidencia as etapas do desmatamento na Amazônia - Foto: Juan Doblas

A partir de imagens inéditas, o Brasil de Fato te explica e mostra como ocorre a destruição da biodiversidade amazônica.

Amazônia em destruição: entenda e veja como acontecem as fases do desmatamento

Quem semeia soja e milho transgênico colhe pobreza

"Milhões de pessoas foram e estão sendo levadas à pobreza e à emigração pela expansão da soja. Para compensar, o governo usa bilhões de dinheiro público para alimentar os pobres com “Cesta Básica” e “Bolsa Família”, que reduz a pobreza pelo menos em suas estatísticas", escreve Norbert Suchanek, correspondente e jornalista de ciência e ecologia.

Quem semeia soja e milho transgênico colhe pobreza

Revista Agriculturas: diálogos e convergências entre agroecologia e feminismo

Os artigos apresentados nesta edição permitem vislumbrar como a Agroecologia, enquanto inspiração para a elaboração de um novo contrato socioecológico baseado na justiça, na equidade, na solidariedade e na harmonia com a natureza viva, está se desenvolvendo por meio de experiências concretas em diferentes partes do mundo. É preciso avançar nessas experiências para que maiores capacidades de incidência política sejam construídas e que sejam dadas respostas adequadas à crise estrutural de uma sociedade que caminha para o colapso. A pandemia da Covid-19 nos mostra o valor e a importância de sistemas agrícolas e alimentares resilientes e diversos, baseados na ética feminista de cuidado e solidariedade.

Revista Agriculturas: diálogos e convergências entre agroecologia e feminismo

Por AS-PTA
Saberes dos povos do Cerrado e biodiversidade

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado lança o livro “Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade”, fruto de um amplo processo colaborativo. O livro é uma ode aos povos do Cerrado, verdadeiros guardiões e multiplicadores das riquezas dessa imensa região.

Saberes dos povos do Cerrado e biodiversidade

Foto: Reporter Brasil

Na última semana, o Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União o registro de 88 pesticidas e produtos técnicos aprovados no final de dezembro. Com isso, o segundo ano de mandato de Bolsonaro terminou com 493 novos agrotóxicos, 19 a mais que em 2019, antigo recordista.

Bolsonaro bate o próprio recorde: 2020 é o ano com maior aprovação de agrotóxicos da história

- Com 100 milhões de hectares de terras agriculturáveis e 4,5 milhões de sem-terra, Brasil estuda formas de atrair mais investidores estrangeiros, sob o risco de encarecer os alimentos - R Rufino/Embrapa.

Reflorestamento e pecuária são as destinações mais comuns, segundo o Incra; PL busca flexibilizar regras para aquisição.

Raio X: onde estão os 3,9 milhões de hectares sob controle estrangeiro no Brasil

Boletim janeiro: sementes crioulas, por uma alimentação livre de transgênicos e agrotóxicos

Bem vindas e bem vindos de volta! Neste Boletim queremos primeiro agradecer aos leitores e leitoras que nos acompanharam ao longo de 2020. Sabemos que não foi um ano fácil. Partilhar sobre sementes crioulas e como essas têm sido cultivadas, conservadas e reproduzidas por guardiãs e guardiões em seus territórios foi um dos motes do esperançar e de reafirmar que sim é possível construir sistemas alimentares justos, que respeitem a diversidade dos povos e comunidades, a natureza e que garantam alimentos saudáveis à população.

Boletim janeiro: sementes crioulas, por uma alimentação livre de transgênicos e agrotóxicos

Por AS-PTA
A violência e grilagem de terras no Estado do Piauí

A Comissão Pastoral da Terra – Regional Piauí, ao tempo em que denuncia a grilagem de terra e a violência no campo no estado do Piauí, repudia essa prática e torna público mais um caso desumano, arbitrário e de irregularidade ao direito à terra e ao território.

A violência e grilagem de terras no Estado do Piauí