Algodão RR: a arrogância da Monsanto

"Os técnicos da Monsanto que avaliaram as perdas do algodão disseram que suas causas estavam estreitamente ligadas ao clima adverso. No entanto, Krenek afirma que suas lavouras de algodão RR que não foram tratadas com o herbicida e também suas áreas com outras variedades produziram normalmente naquele ano"

POR UM BRASIL LIVRE DE TRANSGÊNICOS
Boletim Número 295 - 7 de abril de 2006

Car@s Amig@s,

“O principal dessa história é que nós sentimos que a Monsanto vem mentindo para a gente, desrespeitando completamente produtores e técnicos que têm muitos anos de experiência no cultivo de algodão no Texas”. A declaração de Francis Krenek, consultor para a cultura do algodão no Texas, foi feita após anos de trabalho no apoio a agricultores visando que eles pudessem produzir mais a partir do uso de sementes geneticamente modificadas.

De acordo com Krenek, os agricultores na região onde ele atua foram de certa forma forçados a usar sementes transgênicas contendo a tecnologia Roundup Ready (RR), da Monsanto (a mesma da soja plantada no Brasil). Em muitos casos, algumas variedades de sementes só são disponíveis em conjunto com uma variedade com o gene da Monsanto.

Quando o sistema RR falha, a Monsanto culpa o clima, nunca sua tecnologia. Agora, produtores estão protestando e se uniram para processar a empresa pelos prejuízos sofridos, que eles avaliam como resultado do fracasso do sistema RR.

“Logo após o início da floração, notamos que nossas áreas de algodão Roundup Ready que haviam sido pulverizadas com o herbicida Roundup estavam apresentando significativa queda de frutos”, explica Krenek. “O capulho do algodoeiro abriga suas sementes e fibra. Parecia que os campos tratados tinham sido atacados por insetos ou por uma chuva pesada”, disse Krenek. Ele explicou que um número anormal de frutos apresentou problemas de má-formação. “Nossa impressão é que a quantidade de frutos abortados e defeituosos está diretamente ligado às quantidades aplicadas e ao número de pulverizações feitas com o herbicida Roundup", completou Krenek.

Em casos mais extremos, houve campos de algodão RR nesta safra que só produziram próximo ao final de seu ciclo. Em alguns desses casos as plantas foram destruídas pois não compensaria colhe-las. “Nós vimos o mesmo padrão de prejuízo no ano passado, mas não com essa severidade”.

Os técnicos da Monsanto que avaliaram as perdas do algodão disseram que suas causas estavam estreitamente ligadas ao clima adverso. No entanto, Krenek afirma que suas lavouras de algodão RR que não foram tratadas com o herbicida e também suas áreas com outras variedades produziram normalmente naquele ano.

Krenek e os produtores texanos com quem ele trabalha agora sabem com que agricultores ao redor do mundo vêm tendo que lidar a anos: com a arrogância da Monsanto.

Os agricultures que compram sementes da Monsanto devem assinar um termo de compromisso. Neste documento, consta que caso o produtor tenha problemas com a Monsanto, eles devem procurar uma solução negociada. Mas se a empresa tem problemas com o agricultor, aí o caso vai para a Justiça.

Quando a Monsanto descobriu que os agricultores estavam se organizando, ela processou 158 produtores, forçando-os a honrar os termos do acordo para uso da tecnologia.

Estes problemas no Texas, em 2005, são a repetição do ocorrido no Mississipi e na Georgia em 1997. Na ocasião, a comissão de sementes do Mississipi conduziu o caso e julgou a Monsanto culpada.

Embora a Monsanto alegue que o problema ocorrera em função do clima, o produtor Alan Stasney disse ter evidências do contrário em sua propriedade. Uma faixa de quatro fileiras por três mil plantas de algodão de comprimento acidentalmente não foi pulverizada com o herbicida e produziu 1.170 kg/ha, enquanto as plantas que receberam o herbicida produziram 851kg/ha.

Stasney conta que o prejuízo vai lhe custar mais de 250 mil dólares e está forçando-o a renegociar sua fazenda.

Além dos prejuízos no campo, estudos com animais vêm mostrando que o glifosato está ligado a tumores no fígado, tireóide e pâncreas.

Traduzido a partir de: Monsanto Hurts Texas Farmers - Cotton Farmers Sue Monsanto for Crop Loss, March 27, 2006, ver aqui
--
Errata: ao contrário do que foi afirmado no Boletim de 31/03, as decisões na antiga CTNBio dependiam da presença de 2/3 de seus membros, mas eram tomadas por maioria simples e não por 2/3 de votos favoráveis.
Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos
E-mail: rb.gro.atpsa@socinegsnartedervil

Comentarios