Brasil: Militantes do MAB são condenados por luta em Tucuruí

Por MAB
Idioma Portugués
País Brasil

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) recebe com indignação a notícia da sentença dos militantes Roquevam Alves da Silva, Euvanice Furtado e Roger Veiga condenados pela Justiça Federal de Marabá por uma mobilização feita pelos atingidos pela hidrelétrica de Tucuruí em 2007.

O modelo de construção de hidrelétricas em nosso país tem causado ao longo da história graves violações de direitos humanos, como reconheceu o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CDDPH). Isso acontece, especialmente, pela inexistência de uma política nacional de direitos dos atingidos por barragens que deva ser seguida pelas empresas em todo país. A ausência dessa política deixa vulneráveis desde famílias atingidas por obras muito antigas, mas que deixaram passivos sociais e ambientais, até casos recentes como do rompimento das barragens da mineradora Samarco (Vale-BHP Billiton), atingindo milhões de pessoas ao longo da bacia do rio Doce.

A hidrelétrica de Tucuruí, construída ainda no regime militar, é um dos símbolos desse modelo e guarda um histórico de repressão à luta dos atingidos e violações de direitos que perduram até hoje, em que aqueles que foram atingidos viram suas condições de vida piorarem e ainda lutam por direitos básicos.

Ao longo dos mais de 20 anos de organização do MAB, vimos que a justiça tem sido utilizada como um instrumento de criminalização dos defensores de direitos humanos e violação ao direito de organização e luta. Pesam contra o Movimento uma série de interditos proibitórios de norte a sul do país, inibindo milhares de famílias atingidas que fazem a justa luta por direitos.

A condenação dos companheiros, que para nós serão presos políticos, é mais um triste capítulo dessa história, mas não nos leva a baixar a cabeça. Enquanto houver direitos sendo violados, os atingidos por barragens vão continuar em luta.

Fuente: MAB

Temas: Criminalización de la protesta social / Derechos humanos, Megaproyectos

Comentarios