AS-PTA

Transgénicos

"Um grupo de pesquisadores da China observou que uma variedade invasora de arroz, considerada “planta daninha” nas lavouras, adquiriu vantagens adaptativas no meio ambiente quando cruzada com a variedade transgênica tolerante à aplicação do herbicida glifosato."

Contaminação genética pode conferir vantagem adaptativa a plantas invasoras

Por AS-PTA
Transgénicos

Não para de crescer o número de evidências científicas que colocam em xeque a alegada segurança dos organismos transgênicos para a saúde de quem os consome.

Pesquisa identifica genes de plantas na corrente sanguínea de humanos

Por AS-PTA
Transgénicos

Volta a se movimentar no Congresso Nacional projeto de lei lesa-pátria que visa liberar no Brasil sementes estéreis para subordinar a agricultura brasileira ao domínio de meia dúzia de multinacionais da transgenia.

Brasil: Não às sementes terminator!

Por AS-PTA
Transgénicos

Abaixo estão reproduzidas três matérias do Valor Econômico que tratam da falsa solução apresentada pela indústria para problema criado por suas próprias tecnologias: variedades transgênicas de soja e milho resistentes ao herbicida 2,4-D, classificado pela Anvisa como extremamente tóxico.

Brasil pode ser primeiro país a liberar transgênicos resistentes a 2,4-D

Por AS-PTA
Transgénicos

Na reunião realizada ontem em Brasília, a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) votou três itens de pauta motivados pela repercussão causada pelo primeiro estudo científico que avaliou no longo prazo o efeito de um milho transgênico sobre a saúde.

Brasil: CTNBio descarta reavaliar polêmico milho da Monsanto

Por AS-PTA
Transgénicos

Não existem até o momento protocolos ou diretrizes padronizadas para avaliação dos efeitos crônicos dos transgênicos à saúde, afirmou a Agência Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) em relatório científico recém-divulgado. Dessa forma, as empresas devem adaptar os modelos existentes para teste de substâncias químicas puras, desde que assim exijam as autoridades competentes, fato raro por aqui.

Agência Europeia muda regras para incorporar metodologia de Séralini

Por AS-PTA
aspta_03

Os artigos desta edição abordam essa complexa relação entre ciência e poder sobre os sistemas agroalimentares a partir de uma dupla perspectiva. De um lado, exemplifica como pesquisadores de prestígio acadêmico e instituições científicas são recrutados para atuar como caucionadores ideológicos de políticas voltadas à industrialização da agricultura, sendo muito frequentemente levados a violar princípios elementares do método científico para sustentar seus posicionamentos públicos.

Ciência e Poder nos sistemas agroalimentares. Revista Agriculturas Vol.10 - num.1

Por AS-PTA
Transgénicos

"São em grande parte de fundo econômico as razões que levam a Europa, sede de empresas como Basf, Bayer e Syngenta, a rejeitar as sementes transgênicas. Quanto tempo levará até que a grande imprensa brasileira possa deixar de difundir as propagandas das multinacionais do setor e também admitir os fatos acima referidos?"

Europa está certa em ser cuidadosa em relação aos transgênicos

Por AS-PTA