AS-PTA

Transgénicos

Estudo realizado com voluntários em 18 países europeus identificou resíduo de glifosato e do seu composto químico associado, o metabólito AMPA, em 44% e 36% das 182 amostras analisadas, respectivamente.

União Europeia financiará estudos de longo prazo sobre milho da Monsanto

Por AS-PTA
Transgénicos

"Solicitação feita pela empresa Ceres Sementes do Brasil para testes de campo com sorgo transgênico atingiu 12 votos favoráveis, sendo mais 4 contrários e 2 abstenções. O pedido ficou em “stand by”, como informou a consultora jurídica do Ministério da Ciência e Tecnologia."

Brasil: nem sim nem não, em "stand by"

Por AS-PTA
Transgénicos

O Valor Econômico publicou esta semana um encarte especial sobre soja. As matérias ali reunidas são resultado do seminário Caminhos da Soja no Brasil, promovido pelo jornal no último dia 11 com patrocínio da Monsanto.

Brasil vai à China por soja da Monsanto

Por AS-PTA
Agronegocio

Cerca de 50 milhões de hectares são cultivados com sementes transgênicas na América Latina. Só Brasil e Argentina juntos jogam em suas lavouras modificadas mais de 500 mil toneladas por ano de agrotóxicos à base de glifosato.

Transgênicos se expandem na América Latina, resistência também

Por AS-PTA
Transgénicos

Na reunião realizada ontem, a CTNBio aprovou regras para isolamento de experimentos com laranjeiras transgênicas. A partir de agora as empresas poderão realizar pedidos para essas pesquisas já tendo em vista uma futura liberação comercial de laranjas transgênicas no mercado. As medidas adotadas visam impedir que pólen transgênico seja disperso pelo ambiente e fecunde planta comuns.

Brasil: monitoramento da CTNBio

Por AS-PTA
Agrotóxicos

“A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida publicou uma Nota de Repúdio à Pulverização Aérea, que traz detalhes sobre o último incidente de Rio Verde, relembra outros fatos notórios do mesmo tipo e apresenta reivindicações no sentido da apuração do caso de Rio Verde e responsabilização dos culpados, bem como a aprovação de lei proibindo a pulverização aérea no país.”

Brasil: pulverização aérea, nova chuva de agrotóxicos banha escola em Goiás

Por AS-PTA
Transgénicos

Ensaios realizados com salmões alimentados com milho transgênico MON810 revelaram menor aborção de nutrientes e maior peso intestinal dos peixes.

Milho da Monsanto é menos nutritivo, mostra estudo

Por AS-PTA
Transgénicos

Em 2011 a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança liberou o uso comercial do feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa. Diferentemente das plantas modificadas até então comercializadas, o novo feijão pretende regular a expressão de genes a partir da modificação de seu RNA visando controlar doença que afeta a plantação. Já o milho, a soja e o algodão transgênicos existentes no mercado tiveram seu DNA alterado em laboratório para produzir novas proteínas que tornam as plantas resistentes a herbicidas ou letais a insetos.

Brasil: a CTNBio e o pé de feijão

Por AS-PTA