bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

CIMI

62 Resultado(s)
Autor CIMI Idioma Español Pais Brasil Publicado 18 diciembre 2017 12:11
Brasil: Cimi denuncia masacre indígena en Rondônia

Ataque a los indígenas Suruí Paiter demuestra que Rondônia es un Estado sin Leyes en que impera la impunidad. ¿Hasta cuándo los pueblos indígenas tendrán de esperar por una acción del estado para tener garantizada su integridad física, cultura y territorial?

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 23 octubre 2017 11:22
O arrendamento de terras como tática de desterritorialização indígena no Brasil

"O ruralismo ampliou o raio de suas táticas anti-indígenas, em nosso país. Continua determinado a impedir as demarcações e a invadir e explorar as terras indígenas. A tentativa de legalizar o arrendamento destas terras é um forte indicativo de que estão também empenhados em tomar dos povos a posse das mesmas."

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 9 octubre 2017 11:11
Cimi lança relatório 'Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil - Dados 2016'

"Chama atenção novamente neste Relatório a quantidade de casos de suicídio, assassinato, mortalidade na infância e de invasões e exploração ilegal de bens comuns, principalmente madeira".

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 13 junio 2017 12:23
Brasil: “Nosso Deus não é o deus do agrotóxico”, afirma dom Leonardo Steiner em encontro da Repam

No segundo dia do Encontro de Comunicadores da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), que acontece em Brasília de 06 a 11 de junho, Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), criticou a ações que “não pensam no futuro, mas no dinheiro”. “Nosso Deus não é o deus do agrotóxico”, ressaltou ao lembrar de suas experiências de pastor em São Félix do Araguaia, no estado do Mato Grosso.

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil, Perú Publicado 5 junio 2017 13:37
Posicionamento em defesa da vida dos povos indígenas isolados e contra a construção da estrada Puerto Esperanza - Iñapari, na Amazônia - fronteira do Peru com o Brasil

"O Conselho Indigenista Missionário vem a público manifestar grande preocupação e posicionar-se em defesa da vida dos povos indígenas em isolamento voluntário que habitam a região transfronteiriça Brasil (Acre) - Peru (Madre de Dios), ameaçados com o projeto de construção de uma estrada peruana ligando Puerto Esperanza a Iñapara, cujo trajeto atravessa seu território."

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 23 mayo 2017 09:18
Brasil: Nota Pública do Cimi sobre a Aprovação do Relatório da CPI da Funai/Incra

"O Cimi está convencido da existência de acordos prévios entre os ruralistas da Câmara dos Deputados e os ruralistas do Governo Temer para a implementação de iniciativas que inviabilizem as demarcações e a proteção das terras indígenas, em benefício dos próprios ruralistas e dos poderosos interesses econômicos que defendem".

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 marzo 2017 09:36
Brasil: Cimi lamenta e repudia o grave ataque de ministro da Justiça contra os povos indígenas

"O ataque de Serraglio contra o direito dos povos originários às suas terras tradicionais está umbilicalmente conectado com as intenções e iniciativas ruralistas e do governo Temer em promover ampla e irrestrita mercantilização e concentração privada da terra", destaca nota pública do Conselho Indigenista Missionário - Cimi.

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 enero 2017 11:23
Brasil: Com despejos iminentes, indígenas Guarani Kaiowá afirmam que resistirão nas terras tradicionais

Chega a cinco o número de reintegrações de posse envolvendo três áreas tradicionais Guarani e Kaiowá determinadas pela 2ª Vara da Justiça Federal de Dourados (MS), no final de dezembro. O caso mais urgente, em que a Polícia Federal pode fazer a retirada da comunidade a qualquer momento, é o tekoha - lugar onde se é - Yvu Vera.

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 septiembre 2016 12:05
Brasil: “Nós temos que lutar, para defender a água, a vida e o nosso território”

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que tem como tema “Cerrado, Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida”, foi lançada durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (27), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 20 septiembre 2016 09:52
Relatório "Violência contra os povos indígenas no Brasil" - DADOS DE 2015

No entender do Cimi, esses levantamentos das violações aos direitos indígenas têm um único sentido: servir como instrumento de denúncia para que medidas sejam tomadas e, com isso, as violências, que são práticas contínuas, venham a ser combatidas, diminuídas, e que se consiga chegar a uma realidade justa, na qual sejam respeitados os direitos humanos.

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 19 septiembre 2016 12:15
Violência contra povos indígenas no Brasil permanece acentuada: Cimi lança relatório com 'Dados 2015'

O relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - Dados de 2015, publicado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), evidencia a permanência do quadro de omissão dos poderes públicos em relação aos direitos dos povos indígenas.

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 27 agosto 2016 11:28
Cimi denuncia que CPI beneficiou ataque ruralista contra direitos dos povos dos campos

Em nota divulgada nesta segunda-feira (22), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) repudia o ataque ruralista contra os direitos consignados na Constituição Brasileira aos povos indígenas, aos quilombolas e aos campesinos. E afirma que, “a CPI da Funai/Incra não ofereceu qualquer tipo de benefício à sociedade brasileira, mas serviu perfeitamente aos interesses dos ruralistas”.

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 julio 2016 09:46
Ruralistas entreguistas: A desnacionalização do território brasileiro

"Frente a isso tudo, os povos originários e as organizações aliadas certamente manterão a resistência, a luta e a esperança na defesa dos reais interesses da sociedade e do Estado brasileiro".

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 12 julio 2016 11:32
Indígenas pedem que países suspendam importação de commodities brasileiras

Em diversas embaixadas, eles entregaram um documento denunciando os ataques de ruralistas contra seus direitos e solicitando aos estrangeiros que suspendam as importações de commodities brasileiras.

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 16 junio 2016 09:52
Brasil: Massacre de Caarapó e o assassinato do Guarani e Kaiowá Clodieldo de Souza

"Desde agosto de 2015, quando foi assassinado o líder Simeão Vilhalva, no tekohá Nhenderú Marangatu, foram registrados mais de 25 ataques paramilitares contra comunidades do povo Guarani-Kaiowá no estado".

| 1999-2018 Biodiversidad