Frei Sérgio Antônio Görgen

agua

"Hoje, em qualquer bar, meio litro de água sem gás custa mais que um litro de leite. E, sem dinheiro, sem água. Alguém se adonou da fonte, engarrafou e vende caro. E nega se não acontecer troca da mercadoria por dinheiro. Água virou mercadoria".

Brasil: Água não se nega

br-Reforma-Agrari

Há os que pensam e afirmam que Reforma Agrária é coisa do passado. Enganam-se ou querem enganar. A Reforma Agrária é uma necessidade nacional para os que pensam o desenvolvimento brasileiro com justiça social, equilíbrio ambiental e distribuição racional da população no espaço geográfico do país.

Brasil: Atualidade da Reforma Agrária

Movimientos campesinos

"Como consequência desta mudança, a contribuição terá que ser feita através de percentual da produção. Para comprovar os 15 anos, só poderá contar os meses em que forem emitidas notas de venda. Trará enorme prejuízo para famílias agricultoras e pecuaristas familiares que tem produtos sazonais e só contarão os meses com emissão de nota de venda".

Brasil - Rurais na Reforma Da Previdência: O detalhe que muda tudo

Capa2-2-300x200

"Gestos simbólicos podem ser importantes. Mas a verdadeira esperança de mudanças profundas no Brasil só virão com a organização popular e com o povo tomando as ruas. A indignação nas redes sociais é importante, mas insuficiente. Trabalho de base e formação continuam insubstituíveis e nos darão musculatura para tomar as ruas de forma organizada e firme e apontar horizontes de esperança para o povo brasileiro."

Brasil: Greve de fome camponesa

MST

A Greve de Fome foi aos poucos se transformando num símbolo contra os que vivem da renda do dinheiro e enchem a pança e refestelam-se em lautos banquetes regados a vinhos finos e caros de reservas antigas. Foi o poder do povo contra o poder do dinheiro.

Brasil: Greve de Fome Camponesa

ALIMENTAR-brsust1-1024x768-300x225

“É o direito dos povos a definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito à alimentação a toda a população, com base na pequena e média produção, respeitando suas próprias culturas e a diversidade dos modos camponeses de produção, de comercialização e de gestão, nos quais, a mulher desempenha um papel fundamental.” Via Campesina Internacional.

Comida Justa E Saudável: O Que Você Não Sabe Sobre Soberania Alimentar

IMG_0908-300x200

O primeiro, de propriedade, produção, pesquisa, assistência técnica, apropriação da natureza e de modelos tecnológicos. A hegemonia tem sido do latifúndio, da dependência tecnológica, do uso intensivo de insumos externos, da monocultura voltada para o mercado externo e do controle da indústria sobre a produção primária.

Brasil: A resistência camponesa frente a monocultura e agronegócio

Tierra, territorio y bienes comunes

"Uma verdadeira, massiva, organizada e planejada reforma agrária servirá também para a reorganização urbana de que o país precisa, eliminando a pressão do êxodo sobre os grandes centros urbanos e criando novas cidades onde hoje existem vazios demográficos".

Frei Sérgio: Atualidade da Reforma Agrária