José Coutinho Júnior

Isabel_Vila_Official_Flag

A contradição que se vê no desfile da Vila Isabel é a mesma que está presente no campo brasileiro: de um lado, o agronegócio, defensor da monocultura e do latifúndio com vasto uso de agrotóxicos; do outro, os movimentos sociais, os assentados, os Sem Terra, que buscam implantar a agricultura familiar com um modelo de produção mais igualitário e saudável.

Brasil: campanha contra agrotóxicos critica patrocínio do agronegócio à Vila Isabel

Agronegocio

“A Reforma Agrária está paralisada por causa do modelo de desenvolvimento em questão hoje no Brasil, o agronegócio”, analisa Marina dos Santos, da Coordenação Nacional do MST em entrevista a José Coutinho Júnior para a Página do MST, 10-12-2012.

Brasil: “o novo discurso é de que agora é preciso desenvolver os assentamentos já existentes, não desapropriar terras”

Movimientos campesinos

O Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas será realizado entre os dias 20 a 22 de agosto, em Brasília.

Brasil: "vamos dar demonstração de unidade dos movimentos ao governo", diz Zé Batista

Agrotóxicos

"A publicidade empregada pelas empresas do agronegócio em relação as suas sementes transgênicas, sempre foram sustentadas numa suposta diminuição do uso dos agrotóxicos sobre as lavouras brasileiras a partir dessa tecnologia. Entretanto, houve um vertiginoso aumento da quantidade de agrotóxicos utilizados para essa produção."

Brasil: a relação transgênico-agrotóxico

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, em entrevista ao site Carta Maior, declarou que cairá nos próximos anos o número de famílias assentadas.

Brasil: "A Reforma Agrária está completamente parada", afirma dirigente do MST

Soberanía alimentaria

"Os espaços das cinco plenárias da Cúpula dos Povos buscam apresentar os debates promovidos por diversas organizações e movimentos. Um dos temas centrais da discussão é a Soberania Alimentar."

Soberania Alimentar é a proposta dos povos para enfrentar crise ambiental

“A economia verde não é solução para os problemas sociais e ambientais, pois reproduz o sistema que criou as crises em que vivemos. O sistema tenta se reinventar vestindo-se de verde. Isso não é a solução para as crises”.

"Soberania alimentar é a solução para os problemas discutidos na Rio+20"

Salud

Dois estudos que associam o uso de agrotóxicos ao surgimento do câncer na população brasileira foram lançados na semana passada. A população rural é uma das mais afetadas, pois é o setor mais exposto aos agrotóxicos. Por fim, os venenos também são responsáveis por contaminar as águas e tornar terras inférteis.

Estudos apontam que aumento do câncer segue ritmo do lucro com agrotóxicos