Repórter Brasil

Agronegocio

INPE aponta que em 2011 o número de áreas de soja com novos desmatamentos nos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia quase que dobrou em relação a 2010 de 76 para 147 áreas.

Novo relatório Repórter Brasil: O avanço da soja e o novo Código Florestal

Agronegocio

"A Terra Indígena Maraiwatsede, da etnia Xavante, foi homologada em 1998 pelo governo federal. No entanto, ainda hoje possui a maior parte de sua área ocupada de forma irregular por fazendeiros"

Brasil: soja pirata na terra Indígena Maraiwatsede

Agronegocio

Estudo da ONG Repórter Brasil sobre impactos da soja, focando a relação da sojicultura com as terras indígenas no Mato Grosso.

Brasil: Impactos da soja sobre Terras Indígenas no estado do Mato Grosso

Tierra, territorio y bienes comunes

Terra Indígena Maraiwatsede, dos índios Xavante, tem 90% de sua área tomada por fazendeiros. Dois projetos de soja são responsáveis pelo maior desmatamento em Unidades de Conservação do Estado, destaca levantamento

Brasil: Estudo denuncia invasão de Terras Indígenas no Mato Grosso

Transgénicos

El informe "Los impactos de la soya en la zafra 2009 - 2010", realizado por el Centro de Monitoreo de Agrocombustibles (CMA) de la ONG Repórter Brasil, divulgado ayer (28), mostró que además del Estado de Mato Grosso continuar presentando problemas ambientales y laborales debido a la actividad productiva de la soya, la región Oeste del Estado de Bahia también ha despuntado como territorio de expansión de cultivo de soya. El informe revela también la relación de las usinas de biodiesel con la cadena productiva del grano.

Brasil: los impactos de la soya en la zafra 2009 - 2010

Tierra, territorio y bienes comunes

Os entraves à homologação de terras indígenas e quilombolas vão desde setores como a bancada ruralista até grandes empreendimentos econômicos, incluindo aí as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), avalia a antropóloga Daniela Perutti, da Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) .

Brasil: "pressão é grande contra indígenas e quilombolas"

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Estudo do Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis da ONG Repórter Brasil relata casos de violações aos direitos trabalhistas, degradação ambiental e desrespeito aos direitos de populações indígenas.

Brasil: novo relatório sobre setor sucroalcooleiro analisa passivos socioambientais da safra 2009

Apesar da entrada de grupos estrangeiros e das iniciativas do governo Lula para enquadrar o setor sucroalcooleiro, a safra 2008/09 da cana-de-açúcar terminou com uma série de passivos socioambientais. Violações aos direitos trabalhistas, degradação ambiental e desrespeito aos direitos de populações indígenas são tópicos do último relatório do Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis (CMA) da ONG Repórter Brasil, divulgado nesta sexta-feira (19/2), em São Paulo

Relatório mostra impactos negativos da cana no Brasil