Brasil

Salud

Em Mato Grosso a exposição média chega a 46 litros, quantidade seis vezes maior que a média nacional, hoje de 7 litros per capita/ano. Além disso, resíduos de agrotóxicos foram encontrados na urina e no sangue de trabalhadores rurais e de professores de três municípios do interior.

Brasil: Exposição ao agrotóxico em Mato Grosso é sete vezes superior a média nacional

MST

Na madrugada deste domingo (29), no marco da Jornada Nacional de Luta por terra, Reforma Agrária e por Justiça, 250 famílias Sem Terra ocupam a Fazenda Campininha, localizada no distrito de Martinho Prado Jr - SP.

Brasil: MST denuncia degradação ambiental de terras públicas com ocupação na região de Mogi Guaçu-SP

sin tierrita

1.200 niñxs venidxs de los más diversos campamentos y asentamientos de todo Brasil reafirman la disposición por la lucha y la construcción del proyecto de Reforma Agraria Popular: “Hicimos este Manifiesto de las Niñas y Niños Sin Tierra, para junto con lxs demás niñxs, luchar por nuestros derechos y crecer en un mundo sin desigualdad social y ser felices.”

“Queremos que todos lxs niñxs puedan ser felices y libres”: Manifiesto de las Niñas y Niños Sin Tierra de Brasil

Agrotóxicos

"Com tantas perdas, os apicultores paulistas querem saber o que tem provocado as mortes. Em busca dessas respostas, pesquisadores da Unesp e da Universidade Federal de São Carlos coletaram amostras das abelhas mortas".

Brasil: Apicultores de SP enfrentam a morte de milhões de abelhas

Semillas

"O parecer jurídico, inconsistente e ilegal, é assinado pelo Procurador da CONAB, advogado Ricardo Augusto de Oliveira, proíbe e impede que sementes crioulas sejam utilizadas no Programa de Aquisição de Alimentos, Programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário".

Brasil: Denuncia, o Golpe atinge as sementes crioulas

Jornada 25 de Julho_2018_ Paraíba_ Marcha (11)

"Na manhã desta quarta-feira (25), dezenas de famílias abriram os pedágios nas rodovias do Espírito Santo e aproveitam para dialogar a situação da Reforma Agrária com os motoristas que passam. No Pará, também nesta manhã, cerca de 150 manifestantes bloquearam a rodovia BR 010, no município de Irituia, distante 151km da capital Belém".

Brasil: Trabalhadores rurais fazem jornada de lutas por terra, Reforma Agrária e Lula Livre

20180720-pulverizacao-agrotoxico_embrapa

O relatório de 52 páginas documenta casos de intoxicação aguda causada pela deriva de agrotóxicos em sete localidades em zonas rurais no Brasil, incluindo comunidades rurais, indígenas, quilombolas e escolas rurais.

Relatório: “Você não quer mais respirar veneno”. As falhas do Brasil na proteção de comunidades rurais expostas à dispersão de agrotóxicos

132A0189-3

Em carta após assembleia, que aconteceu de 10 e 14 de julho na Reserva Indígena de Amambai (MS), mulheres repudiam as violências do Estado nas mais diversas esferas de poder.

Brasil: Um grito das mulheres Kaiowá e Guarani contra os colonialismos de dominação da terra, dos saberes e do corpo