Brasil

mab1

Hace más de 26 años que las poblaciones afectadas por represas em Brasil vienen organizándose como entidad nacional en el Movimiento de los Afectados por Represas – MAB, en virtud de las contradicciones del modelo implementado en la generación de energía eléctrica, que historicamente ha negado los derechos a los y las afectados y afectadas.

Brasil: Las violaciones de los derechos de las mujeres afectadas por represas y la lucha por la vida

Por MAB
Movimientos campesinos

Um dos coordenadores nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Gilmar Mauro informa que o tema “reforma agrária nas terras dos corruptos“, que motivou uma série de ocupações de fazendas pelo país em julho, térá continuidade nos próximos meses.

Brasil: “Vamos pautar a reforma agrária nas terras dos banqueiros”, afirma Gilmar Mauro

canya-sucre-800x445

"El crecimiento de la producción de los agrocombustibles, sobre todo el etanol derivado del cultivo de caña de azúcar, esconde los impactos socioambientales existentes en el interior del sector sucroenergético brasileño."

Agroecología en el territorio de la agroindustria de la caña de azúcar: El caso de la región de Ribeirão Preto/SP, Brasil

agroecologia

Ciência dedicada à produção de alimentos saudáveis para todos e à proteção ambiental à luz da justiça social, incluindo reforma agrária, a agroecologia é tema de congresso em Brasília.

Brasil: Agroecologia contraria modelo de 'agricultura do pobre para o rico'

feria - Brasil

Nós o convidamos para Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade, que acontecerá nos dias 12 a 15 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães com produtos de mais de seis biomas do Brasil.

Brasil: Representantes dos seis biomas brasileiros estarão juntos na Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade

08-09_dianacionaldocerrado_flyer

No próximo dia 11 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Cerrado. Contudo, há poucos motivos para se comemorar: o bioma acumulou 1,9 milhão de hectares desmatados entre agosto de 2013 e julho de 2015, o equivalente a 1,7% da vegetação nativa remanescente. Apenas em 2015, uma área de 9.483 km² do Cerrado brasileiro foi devastada.

Brasil - Dia Nacional do Cerrado: organizações pedem apoio para proteger o bioma

Encuentro - Brasil

"Esta é a primeira vez que os Núcleos de Agroecologia se reúnem nacionalmente para refletirem sobre suas práticas e as formas de atuação dessa extensa e diversa rede de pesquisadoras/es, educadoras/es, agricultores/as, estudantes e parceiros atuantes em diferentes territórios".

Brasil - Sementes da resistência: Encontro reunirá núcleos de agroecologia de todo o país

Por MPA
Temer

O governo golpista de Michel Temer segue alastrando os tentáculos do golpe. Desde que assumiu de forma vergonhosa e indigna a presidência, vários outros golpes foram realizados contra a sociedade brasileira. Várias conquistas históricas do povo brasileiro estão sendo negociadas como moeda de troca para que a corja se mantenha no poder.

Brasil: Na surdina, Temer negocia liberação completa de agrotóxicos