Brasil

Foto: Gerardo Iglesias

El pasado 29 de junio la Asamblea Legislativa de Rio Grande do Sul aprobó un proyecto de ley (260/2020) enviado por el gobierno que modifica la legislación sobre el uso de agrotóxicos en el estado. La nueva norma apunta a permitir la importación y el uso en cultivos de productos prohibidos en sus países de origen.

Rio Grande do Sul a punto de convertirse en basurero tóxico

Agrotóxicos proibidos em diversos países viajam o mundo em produtos brasileiros

A política de liberação desenfreada de agrotóxicos pode estar tornando o Brasil um grande distribuidor de venenos agrícolas pelo planeta por meio dos produtos exportados.

Agrotóxicos proibidos em diversos países viajam o mundo em produtos brasileiros

Pueblos de la Amazonia denuncian invasiones del capital verde

El contexto de la pandemia por la Covid-19 facilitó aún más la destrucción acelerada de la selva, la violencia e invasión por parte de los madereros, terratenientes y empresas, aunado al peligro que representan los proyectos de economía verde impuestos en la Amazonia.

Pueblos de la Amazonia denuncian invasiones del capital verde

Foto: Ecomundo

Chegou ao limite do suportável o rebaixamento das águas do Rio Arrojado, em Correntina-BA, sem as quais seus ribeirinhos não existem. Apelar às autoridades governamentais de nada adiantou. Daí que, com plena consciência de um Direito Humano fundamental e capacidade de agir por ele, cerca de um mil destes ribeirinhos, em 02 de novembro de 2017, dia de Finados, quebraram e incendiaram asminstalações de irrigação agrícola da empresa que lhes sugava o sangue, quer dizer, as águas.

Ecocídio nos Cerrados: agronegócio, espoliação das águas e contaminação por agrotóxicos

Foto: Instituto Socioambiental

Os pesquisadores Antonio Oviedo (ISA) e Juan Doblas (Inpe) analisaram 33 anos do uso da terra e verificaram a enorme contribuição das áreas protegidas ao patrimônio socioambiental do Brasil.

Estudo comprova que terras indígenas barram desmatamento e são essenciais para manter a floresta em pé

Foto: Embrapa

Brasil abriga 12% das espécies de plantas do mundo, 12% dos mamíferos e 24% as espécies de peixes. O site traz informações didáticas sobre os biomas tropicais terrestres e marinhos no planeta, a participação dos biomas brasileiros no contexto mundial e a relevância da Amazônia nesse cenário.

Site Hiperdiversidade mostra o tamanho e importância da biodiversidade brasileira para o mundo

Diálogos transdisciplinares em agroecologia: projeto Café com Agroecologia

O livro “Diálogos Transdisciplinares em Agroecologia: Projeto Café com Agroecologia” conta parte das rodas de conversa do Projeto de Extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), intitulado “Café com Agroecologia”, no intervalo dos anos de 2015 a 2018.

Diálogos transdisciplinares em agroecologia: projeto Café com Agroecologia

Foto: Dieny Portinanni | Unsplash

Minerva, Mercúrio e Agroexport, maiores exportadores de animais vivos do país, têm cadeia contaminada por violações socioambientais, segundo investigação da Repórter Brasil.

Brasil exporta gado vivo de fazendas da ‘lista suja’ do trabalho escravo e com desmatamento