bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Revista Biodiversidade, sustento e culturas (portugués)

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais Colombia Publicado 17 diciembre 2015 13:24
Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 85 (versión Portugués)

A foto da capa nos mostra o trabalho duro, constante e valente de camponesas e camponeses da Colômbia em sua resistência habitual contra todas as forças e obstáculos que o Estado e as corporações lhes impõem cotidianamente, tentando desabilitar seus esforços, e assim tê-los submissos e em situação de precariedade: condição necessária para lhes impor os mais depreciáveis desígnios.

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 17 diciembre 2015 13:00
Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 84 (versión Portugués)

Nos urge defender nossos territórios do extrativismo e da violência que nos têm destinada.E neste horizonte,o espaço de reáexões que oferecemos desde Biodiversidade, Sustento e Culturas quer somar vozes, razões, entendimentos, visões do que são os ataques e as propostas de resistência e lutas reais, ou imaginadas, mas, convocadoras. Necessitamos nos reconstituir como sujeitas e sujeitos de nossos próprios processos de entendimento e transformação.

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 14 julio 2015 12:27
Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 83 (versión Portugués)

A resistência cresce. A guerra contra os jovens desencadeada em várias partes do mundo, com particular sanha no México e Centro América, teve uma repercussão inusitadamente mundial, que vem articular muitas outras lutas e resistências que estavam aí. O embate contra os jovens vem fortalecer uma renovada mobilização nas ruas, mas também uma busca por entender mais, entender com outras e outros, trabalhar por nossa reabilitação como sujeitos, como atores e atrizes da nossa própria problemática e circunstância, recuperando saberes, a memória territorial do nosso entorno e suas estratégias de trabalhar para produzir alimentos próprios, nos educar, cuidar da nossa saúde, recuperar formas da justiça mais próximas e reais.

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 30 junio 2014 08:04
Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 80 (versión Portugués)

"Vinte anos. Data mítica que a memória volta e volta a invocar. Com este número 80, Biodiversidade, sustento e culturas cumpre tal ciclo: vinte anos de ir tecendo ou plantando, de ir armando ou construindo, de articular, limpar e colher o trabalho continuado e o compartilhamento de vontades e olhares, de palavras prontas ou repensadas, que a partir dos rincões vão formando um mosaico, uma trama comum, tão latino-americana."

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais Paraguay Publicado 31 marzo 2014 16:23
Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 79 (versión Portugués)

No Paraguai há perseguição de camponeses, há imposição de cultivos, há contaminação transgênica extrema legal e extensiva, desmatamento extremo, esgotamento dos solos pelo uso indiscriminado de agroquímicos, privatização e contaminação dos corpos d'água, dos poços e dos mananciais, promoção da propriedade intelectual, desigualdade no tratamento fiscal favorável às grandes corporações, promoção de leis nocivas à população, incentivo aos agrotóxicos em que pesem os efeitos comprovados sobre a saúde ambiental e humana a ponto de produzir câncer, leucemia, problemas respiratórios, malformações embrionárias em humanos e animais, severos problemas estomacais, cegueira e morte. Há especulação e aumento do valor da terra, perda da biodiversidade, e grave perda da soberania alimentar e territorial.

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 6 enero 2014 10:52
Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 78 (versión Portugués)

"As soluções que o dinheiro propõe nos afastam das fontes de nosso ser comum, nunca nos aproximam. O dinheiro nos propõe abandonar a terra, o lugar onde nascemos. Propõe-nos deixar de plantar nossas sementes nativas, ancestrais, que custodiamos e intercambiamos em nossos canais de confiança por tantos, tantos séculos. Propõe-nos que, em vez de cultivar a terra ou produzir nossos alimentos, busquemos algum emprego que nos permita contar com dinheiro para comprar comida, para ter forças e bom sono para voltar a trabalhar para ter dinheiro e assim comprar comida, numa conta infinita que nos prende para sempre porque é preciso comprar comida."

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 25 octubre 2013 11:28
Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 77 (versión Portugués)

"É longo o braço da monopolização dos alimentos, porque o sistema de corporações e agroindústrias quer se apoderar de toda a cadeia alimentar —como já repetimos tantas vezes — dos territórios ao supermercado. Hoje fazemos um balanço completo de muitos desses assuntos, todos urgentes. As resistências crescem, e a Via Campesina e a Rede por uma América Livre de Transgênicos se consolidam como organizações e espaços, e insistem na criatividade das pessoas."

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 19 diciembre 2011 14:07
Revista Biodiversidade, sustento e culturas, N° 70 em Português

Neste número de Biodiversidade, sustento e culturas detalhamos os estudos que demonstram que o sistema agroalimentar industrial global segue adiante sem se importar que esteja arrasando a vida do Planeta.

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 5 octubre 2011 16:56
Revista Biodiversidade, sustento e culturas, N° 69 em Português

"Devemos defender o substrato da vida que implica na própria ideia do território, que não é somente a terra, mas, também, os saberes que o tornam possível. Se as sementes são as chaves do futuro, os territórios próprios são a própria fechadura que tais sementes precisam abrir."

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 1 septiembre 2011 16:24
Revista Biodiversidade, sustento e culturas, N° 68 em Português

Olhar-se no espelho da África e se olhar também no reflexo daqueles que cuidaram do mundo por milênios. E saber que a urgência por uma soberania alimentar, pela produção própria de alimentos, já está impactando as cidades e terminará por nos submeter a uma escravidão não imaginada se não unirmos bairros urbanos e comunidades camponesas, se não abrirmos um espaço nas cidades para nossa própria criatividade e para nosso próprio anseio de não depender daqueles que nos envenenam com comida a preços que ninguém pode pagar.

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 1 septiembre 2011 15:49
Revista Biodiversidade, sustento e culturas, N° 67 em Português

É indispensável apoiar a autonomia, os autogovernos, a autodeterminação dos povos, mas não de uma maneira retórica e distante, e sim desde os mesmos processos de trabalho de base, organizados e sistemáticos. Só assim será possível que a agricultura camponesa esfrie a Terra, contribua para o cuidado do planeta e para a promoção da justiça. Essa é a verdadeira luta, e não é uma tarefa fácil.

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 22 diciembre 2009 13:28
Revista Biodiversidade, sustento e culturas, N° 62 em Português

A mal denominada mudança climática. Nos últimos anos se fala muito de mudança climática, realizam-se reuniões e firmam-se compromissos, mas o problema parece se agravar. Em Biodiversidade, sustento e culturas queremos trazer informação simples e clara sobre o tema e analisar falsas soluções que estão sendo propostas.

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 27 febrero 2009 14:35
Revista Biodiversidade, Sustento e Culturas 59 em Português

É surpreendente e misterioso o tecido dos saberes de cada lugar, de cada rincão. Só a partir do centro de nossa própria experiência, o que sabemos, o que compartilhamos e exercemos para cuidar da vida adquire seu sentido pleno. E isso é o que somos.

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Español Pais América Latina y El Caribe Publicado 28 enero 2009 13:30
Revista Biodiversidade, Sustento e Culturas 58 em Português

"O momento é difícil para a América Latina. Esta atravessa inquietudes de toda sorte. As alianças de proprietários de terras de uma direita continental alçam vôo... Em Biodiversidade estamos com os povos indígenas e daqui seguimos atentos para que possam fazer ouvir sua voz e sua versão dos fatos..."

Autor Biodiversidad, sustento y culturas Idioma Portugués Pais América Latina y El Caribe Publicado 27 febrero 2009 13:50
Revista Biodiversidade, Sustento e Culturas 54 em Português

A foto de nossa capa parece não pertencer à revista Biodiversidade. Remete à devastação, o que é provocado por um dos tantos monocultivos industriais que hoje se expandem por milhões de hectares, para produzir combustíveis para automóveis. Mas a foto, na realidade, mostra um enorme sinal de esperança: mostra uma das muitas formas de rejeição e resistência que comunidades indígenas e camponesas do mundo inteiro estão começando a empreender para enfrentar a agressão que os chamados biocombustíveis ou agrocombustíveis representam.

| 1999-2016 Biodiversidad