CIMI

Economía verde

Ativistas do Acre lançam um dossiê online para evidenciar que as politicas governamentais no seu estado, em vez de representarem um exemplo bem-sucedido para a implementação da economia verde na Amazônia, exemplificam justamente a falência deste modelo, revelando-o como ambientalmente destrutivo e socialmente excludente.

Dossiê “O Acre que os Mercadores da Natureza E$condem"

Por CIMI

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança no próximo dia 13 de junho, às 9h30, no auditório Dom Helder Câmara da CNBB, os dados de 2011 do relatório anual de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil.

Brasil: Cimi lança em Brasília Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas

Por CIMI
Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

"O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) vem a público esclarecer os desdobramentos da denúncia feita por indígenas Tenetehara (ou Guajajara) da aldeia Patizal, Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, sobre ataque sofrido pelos Awá-Guajá em situação de isolamento..."

Brasil: Nota pública sobre denúncia de violência na Terra Indígena Araribóia

Por CIMI
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

É hora de alguém ser responsabilizado por esta barbárie e completo ataque aos direitos constitucionais e humanos no Mato Grosso do Sul.

Brasil: Governo Federal é o responsável por mais uma chacina de indígenas no Mato Grosso do Sul

Por CIMI
Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Cerca de 60 organizações indígenas e indigenistas do país lançarão nesta quarta-feira (9) manifesto público contra medidas adotadas pelo governo federal que desconstroem os direitos territoriais de indígenas e quilombolas

Brasil: cerca de 60 organizações indígenas e indigenistas lançam manifesto nesta quarta-feira

Por CIMI
Pueblos indígenas

A equipe do Cimi de apoio aos povos indígenas isolados reuniu-se em Porto Velho/RO nos dias 26 a 28/10/2011 para fazer uma atualização de dados e a partir deles analisar o contexto em que se encontram estes povos na Amazônia.

Brasil: inoperância do governo permite o genocídio do último povo indígena isolado no Maranhão

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

Trinta e cinco famílias da comunidade Guarani-Kaiowá de Laranjeira Ñanderu enfrentam despejo iminente de suas terras ancestrais no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil.

Brasil: Comunidade indígena enfrenta despejo iminente. Envie já o seu apelo!

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

Pela terceira vez, a comunidade Laranjeira Nhanderu do povo Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso do Sul (MS), está ameaçada por um despejo de sua terra ancestral.

Brasil: despejo paira sobre Laranjeira Nhanderu mais uma vez

Por CIMI