CIMI

Tierra, territorio y bienes comunes

Mineradoras, bancos privados, seguradoras, corporações e empresas do agronegócio também estão entre os doadores. Os dados são públicos e constam na página virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Brasil: Empresas com interesses nas terras indígenas doaram a ruralistas da ‘CPI do Cimi’

Por CIMI
brasil

A CPI criada pela fazendeira e deputada estadual Mara Caseiros (PTdoB) e subscrita por outros deputados fazendeiros faz parte da estratégia de ataques ruralistas aos povos indígenas.

Brasil: Ruralistas intensificam ofensiva sobre indígenas e abrem CPI contra o Cimi no MS

Por CIMI
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"O ruralismo organizou e comanda um verdadeiro Estado Paramilitar no MS. Fica evidente que o objetivo do Estado Paramilitar ruralista é o de eliminar os povos originários e seus aliados.

Brasil: Ruralistas comandam Estado Paramilitar no Mato Grosso do Sul, afirma Cimi

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

En palabras del secretario general del CIMI, Gilberto Carvalho el gobierno de Brasil, con su estrategia colonialista en la Amazonia, que viola la Constitución y los tratados internacionales, sigue siendo arrogante cuando dice que no va a renunciar a las hidroeléctricas sobre el río Tapajós. Es la dictadura del capital sobreponiéndose a los derechos humanos de los pueblos de la Amazonia.

Brasil: La dictadura del capital se sobrepone a los derechos de los pueblos de la Amazonia

Por CIMI
Pueblos indígenas

"O genocídio de povos indígenas não se justifica e não se legitima sob qualquer hipótese. O genocídio de povos indígenas no Brasil é efetivado por sujeitos político-econômicos bem conhecidos, tais como, dentre outros, latifundiários, usineiros, empreiteiras, mineradoras. Em cada região e período histórico de nosso país, atuaram e atuam com avareza na perspectiva de se apossar e explorar as terras tradicionalmente ocupadas pelos povos."

A culpa do genocídio de povos indígenas no Brasil é do direito fundamental às suas terras tradicionais?

Por CIMI
foto-gleilson-miranda-11935069-cropped-copy_screen

"En medio del modelo agroextractivista y exportador de materias primas, en esencia violento y depredador, se encuentran los pueblos indígenas aislados, que buscan mantener su libertad refugiándose en áreas inaccesibles, hoy prácticamente inexistentes. La amenaza de extinción de esos grupos es una posibilidad cada vez más real. En este artículo comentamos algunas de las situaciones más dramáticas."

Brasil: La amenaza de extinción de los pueblos indígenas aislados es cada vez más real

Por CIMI
meme_800x800_21

Prevista para a semana entre os dias 30/9 e 5/10, a Mobilização Nacional Indígena vai promover manifestações em vários locais do País. Estão confirmados atos em pelo menos quatro capitais (Brasília, São Paulo, Belém e Rio Branco), além de cidades no interior.

Brasil: Mobilização Nacional Indígena prevê manifestações em vários pontos do País

Por CIMI
Agronegocio

“A bancada ruralista no Congresso Nacional reforça a declaração de guerra do latifúndio contra os povos indígenas, contra os quilombolas, contra o meio ambiente e os respectivos direitos constitucionalmente estabelecidos”. A afirmação é do Cimi em nota publicada no seu portal, 11-09-2013, sobre a Instalação da Comissão Especial da PEC 215.

Brasil: “Está em curso uma verdadeira ditadura absolutista do agronegócio no país”, afirma Cimi

Por CIMI