MST - Brasil

"A transnacional suíça Syngenta Seeds assinou a escritura de cessão da área de 127 hectares usada para a realização de experimentos transgênicos ilegais, em Santa Tereza do Oeste, no Paraná, nesta terça-feira hoje (14), durante a Escola de Governo do Paraná. A área, ocupada três vezes por famílias da Via Campesina, foi palco do assassinato de Valmir Mota de Oliveira, conhecido como Keno, em 21 de outubro de 2007."

Syngenta cede área de experimentos ilegais de transgênicos para Estado do Paraná

O governo resolveu dificultar o processo de regularização das terras de comunidades quilombolas. O texto da nova Instrução Normativa n° 49 do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), já aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, torna mais trabalhosa ainda a abertura do processo, com a exigência de um laudo de antropólogos sem vínculos com os interessados, além de consultas a órgãos ambientais, indígenas e, se for o caso, até militares.

Brasil: Norma do Incra ataca direitos das comunidades quilombolas

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) determinou a saída da empresa Monsanto de uma área de 26 hectares (equivalente a 26 campos de futebol), que está situada dentro de um assentamento de Reforma Agrária em Campo Verde (MT) e foi comprada ilegalmente pela companhia para a realização de experimentos com transgênicos.

Brasil: Incra determina saída da Monsanto de assentamento no MT

Nesta terça (26/08), indígenas de Roraima e de outros estados do país, além de representantes de movimentos sociais do campo, participarão de eventos em defesa da homologação da terra Raposa Serra do Sol, localizada no nordeste de Roraima. Na quarta-feira (27/08), o Supremo Tribunal Federal julgará ação que pede a anulação da portaria do Ministério da Justiça que determinou os limites da terra indígena.

Brasil: indígenas e camponeses de todo o país se mobilizam em defesa da terra Raposa Serra do Sol

A Reforma Agrária está parada em todo o país. Foi por este motivo que no mês de julho trabalhadores e trabalhadoras do MST de 12 estados do país ocuparam as ruas, sedes do Incra e fazendas, exigindo o assentamento das 140 mil famílias acampadas e investimentos públicos nos já existentes.

Brasil: lutar pela Reforma Agrária e pela livre manifestação

Diante da criminalização que o Movimento dos Sem-Terra vem sofrendo, expressa na resolução do Ministério Público do RS, diversos movimentos, entidades, parlamentares e personalidades que apóiam o MST organizaram, a partir desta quarta-feira (9/7), atividades em solidariedade aos Sem-Terra.

Brasil: atos em solidariedade ao MST em diversos Estados

Cerca de 500 agricultores e sem terra ocuparam na manhã desta quarta-feira (11) duas áreas da empresa Votorantim nas cidades de Erval do Sul e Piratini, no Sul do Rio Grande do Sul. Em Erval do Sul, 200 pessoas estão no local, que já conta com o monitoramento da Brigada Militar. Em Piratini, 300 agricultores ocuparam a Fazenda Santa Maria, que fica ao lado de um assentamento.

Brasil: agricultores ocupam áreas da Votorantim contra eucalipto

A Via Campesina e trabalhadores urbanos integrantes da Assembléia Popular realizam a Jornada Nacional de Lutas para denunciar os problemas causados pela atuação das grandes empresas no país, especialmente as estrangeiras, que são beneficiadas pelo modelo do agronegócio e pela política econômica neoliberal.

Via Campesina e Assembléia Popular continuam protestos em todo o Brasil