MST - Brasil

A Via Campesina e trabalhadores urbanos da Assembléia Popular realizam uma jornada de lutas para denunciar os problemas causados pela atuação das grandes empresas no país, especialmente as estrangeiras, que são beneficiadas pelo modelo do agronegócio e pela política econômica neoliberal.

Brasil: Via Campesina denuncia agronegócio e ação das empresas em 10 estados

A aprovação da Medida Provisória (MP) 422 pelos deputados federais na noite de terça-feira, poucas horas após a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente, confirma que a defesa da biodiversidade vem perdendo a batalha contra o desmatamento e o desenvolvimento a qualquer custo, defendido por diversos setores do governo.

Brasil: Plantado no desmate

O Brasil, como já havia sido anunciado à sociedade civil, decidiu aceitar discutir, no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica, o tema dos impactos dos agrocombustíveis à biodiversidade. No entanto, sua primeira intervenção sobre o assunto não poderia ter sido pior.

Brasil é vaiado durante a CDB, ao defender que “princípio da precaução não deve ser aplicado aos Agrocombustíveis”

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), conhecido como “rei da soja”, defendeu na semana passada o direito ao desmatamento. Aproveitando-se da problemática em voga sobre a crise global de alimentos, Maggi apontou que desmatar é um mecanismo "inevitável" para enfrentar a alta dos preços e o desabastecimento. A afirmação foi feita logo após a entrega à Assembléia Legislativa da proposta do Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico do Estado

Brasil: Maggi quer desmatar para alimentar

"Estamos observando los intentos perversos y maquiavélicos de las élites y la oligarquía boliviana, acostumbrada a 500 años de dominación. Estamos viendo sobretodo los recientes intentos de las élites de Santa Cruz de La Sierra, que ahora quieren impedir los cambios, bajo maniobras de autonomía de su provincia. Queremos aprovechar, para decirle a usted, a su gobierno y a todo el pueblo de Bolivia, de parte de los trabajadores brasileños, y particularmente los campesinos, que pueden contar con nosotros para lo que sea."

MST, Via Campesina: Estamos con ustedes hermanos bolivianos

Os 600 trabalhadores do MST, famílias e mutilados no Massacre de Eldorado dos Carajás ocuparam a sede da mineradora Vale para denunciar a campanha da empresa contra os movimentos sociais e em solidariedade aos integrantes do Movimento dos Trabalhadores e Garimpeiros na Mineração (MTM), que fizeram protesto em Parauapebas na manhã desta quinta-feira (17/4).

Brasil: MST protesta contra Vale em Belém

A Reforma Agrária está parada. Cresce a concentração fundiária, os assentamentos não recebem apoio efetivo, aumenta a violência contra os sem-terra e a impunidade dos latifundiários e do agronegócio. O Massacre de Eldorado de Carajás é o principal símbolo do descaso do Estado com os trabalhadores rurais, com o povo brasileiro. Depois de 12 anos da chacina que assassinou 19 trabalhadores rurais, no município de Eldorado de Carajás, no Pará, no dia 17 de abril de 1996, pouco mudou para os sem-terra.

Brasil: Sem terra: Por que estamos em luta

Em 17 de abril de 1996 aconteceu o Massacre de Eldorado de Carajás, que ganhou repercussão internacional e deixou a marca na história do país, ao lado do Massacre do Carandiru (1992) e da Chacina da Candelária (1993), como uma das ações policiais mais violentas do Brasil.

Brasil: 12 anos de impunidade do Massacre de Eldorado de Carajás