MST - Brasil

“As grandes empresas não querem produzir alimentos, querem produzir lucro. Apenas 50 transnacionais controlam toda a produção agrícola no mundo”. A afirmação é de José Batista de Oliveira, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De acordo com Oliveira, o problema dos preços dos alimentos, em alta no mundo inteiro, está ligado à especulação e à utilização de parte da terra para produzir etanol."

Brasil: 50 empresas controlam preço dos alimentos

Como consecuencia del aumento de la tasa de lucro media en la agricultura en la venta de productos específicos valorizados en el mercado internacional, como el etanol, los lucros de la empresa estadounidense Monsanto están aumentando aceleradamente. Agricultores del mundo entero, principalmente de Estados Unidos, Argentina y Brasil, están plantando más semillas transgénicas. La información es de la revista alemana Der Spiegel

Brasil: transgénicos enriquecen a Monsanto

"Acreditamos que o ano de 2007 foi importante para a organização da nossa militância, na luta pela Reforma Agrária e também pelas lutas gerais que travamos em alianças com diversos outros movimentos do campo e da cidade. O ano também foi importante para que pudéssemos amadurecer nosso entendimento de que não é possível fazer Reforma Agrária se não derrotarmos o agronegócio... Um ótimo ano de 2008 para todos (as) nós com muita luta e muitas vitórias!"

Sem Terra: Em 2008 seguiremos lutando e fazendo nascer o impossível!

O desembargador Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, concedeu liminar contra o Conselho Regional de Recursos Hídricos (CNRH) e determinou a suspensão das obras do projeto de transposição de águas do rio São Francisco. A decisão foi divulgada hoje (11), quando o bispo Luiz Cappio completa duas semanas sem se alimentar, na Capela São Francisco, em Sobradinho (BA)

Brasil: Tribunal Regional Federal determina paralisação das obras do projeto de transposição do rio São Francisco

Após receber carta de solidariedade da Via Campesina ao protesto do bispo Luis Flávio Cappio nesta terça-feira, o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), D. Dimas Barbosa, se comprometeu com a luta do religioso, que está em jejum há uma semana contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Participaram da reunião o integrante da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile, e o deputado federal Adão Preto (PT-RS)

Via Campesina manifesta apoio a Cappio em reunião com CNBB

A Justiça Federal do Estado do Paraná decidiu que as atividades desenvolvidas pela empresa transnacional de sementes Syngenta Seeds em Santa Tereza do Oeste, na área de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu são ilegais, confirmando a multa dada em março de 2006 pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)

Brasil: Justiça do Paraná mantém multa de 1 milhão para Syngenta

Na manhã de hoje, 100 trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam a fazenda Bacuri, no município de Suzanápolis, região de Andradina, noroeste de São Paulo. A área de 200 alqueires é considerada a “secretaria” do agronegócio, pois organiza a distribuição de agrotóxicos e gerencia o cultivo de cana-de-açúcar na região

Brasil: Sem Terra ocupam área símbolo do agronegócio em Andradina, SP

Centenas de pessoas de diversas entidades em várias partes do mundo participaram de mobilizações e enviaram cartas de protesto contra o assassinato de Valdir Mota de Oliveira, o Keno, dirigente da Via Campesina Brasil, durante uma ocupação de uma área da Syngenta, que faz experimentos com organismos geneticamente modificados, no Paraná

Via Campesina realiza protestos pelo mundo contra Syngenta