Tierra, territorio y bienes comunes

Imagem de Rodrigo Correa.

Plataforma divulga, ano por ano, autuações milionárias do Ibama aplicadas entre 1995 e 2020; De Olho nos Ruralistas identificou, a partir de 284 mil multas, os 4.600 proprietários rurais que mais receberam punições na categoria flora.

Mapa mostra, por município, os maiores multados por desmatamento nos últimos 25 anos

Desmatamento: os 25 piores inimigos da Amazônia

Entre siderúrgicas, madeireiras, políticos, pessoas físicas e ruralistas, multas aplicadas por devastação entre 1995 e 2019 somam R$ 34 bi. Crimes de pecuaristas, que grilam terras da União para abrir pastos, recaem sobre Incra, que lidera ranking.

Desmatamento: os 25 piores inimigos da Amazônia

Crimes da Vale agravam enchentes em Minas Gerais e Espírito Santo

Enchentes não são desastres naturais, mas sim o resultado histórico da falta de planejamento urbano, ausência de políticas públicas na garantir moradia digna e da especulação imobiliária que empurram os pobres para as periferias e regiões sem condições de habitação segura. 

Crimes da Vale agravam enchentes em Minas Gerais e Espírito Santo

Por MAB
“Eles mataram a gente quando mataram o rio”

Nossa equipe acompanhava o seminário dos atingidos por barragens, que acontecia na cidade de Betim, na Região Metropolitana de BH, quando foi convidada a visitar a casa do senhor Sebastião, que mora na beira do Rio Paraopeba. Ele queria muito mostrar para os repórteres a situação do leito após o rompimento da barragem da Vale. A relação do aposentado com o rio é tão forte, que no bairro onde mora, Colônia Vila Izabel, ele é conhecido como Zé Dend’água.

“Eles mataram a gente quando mataram o rio”

"Estamos de pé e dispostos a contribuir no legítimo levante das massas"

"Reafirmamos nosso compromisso com a terra, com a vida, garantindo alimentação saudável para todo o povo", diz um trecho do texto divulgado neste sábado 25 pela coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

"Estamos de pé e dispostos a contribuir no legítimo levante das massas"

“Han convertido nuestra comunidad en un cementerio"

A las 12:28 del 25 de enero de 2019, la Represa I de la mina Córrego do Feijão, que contenía 12 millones de metros cúbicos de lodo con residuos tóxicos mineros, colapsó y se derramó a lo largo de 9 kilómetros hasta la ciudad de Brumadinho (Minas Gerais) para luego seguir por el cauce del río Paraopeba.

“Han convertido nuestra comunidad en un cementerio"

La justicia ambiental y el futuro del país

Nota del 21 de Noviembre del 2019 - La preocupación por lo ambiental está en auge. En la medida en que las crisis socioambientales se profundizan globalmente y sus impactos se hacen más evidentes a nivel local, la población –especialmente las y los jóvenes– reclama acciones urgentes. 

La justicia ambiental y el futuro del país

- Foto de Martín Álvarez Mullally.

Durante décadas de políticas públicas neoliberales cientos de empresas se instalaron en la cuenca del río Santiago, en Jalisco, México. Cáncer, problemas neurológicos y muertes vinculadas a la contaminación del ambiente emergen como resultado en un contexto de violencias múltiples.

El paraíso de las empresas, el infierno de los pueblos en las orillas del río Santiago en México