Marco Weissheimer

20170623-jornal-sul21-gs-190617-1444-06-600x400

José Maria Tardin: “Patrimônio genético agrícola está sendo seqüestrado das comunidades e armazenado em bancos de germoplasma para ser utilizado por transnacionais”.

“Nosso patrimônio genético agrícola está sendo sequestrado. Deveria ser tema de segurança nacional”

Ana Paula Carvalho de Medeiros 1

Procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros alerta sobre propostas que tramitam no Congresso Nacional e que buscam flexibilizar as normas sobre o uso de agrotóxicos na produção de alimentos.

Brasil: ‘Temos um pacote do veneno tramitando no Congresso Nacional’

Salud

Os conflitos de interesse que envolvem o setor privado comercial, especialmente na área da indústria da alimentação, e as políticas de promoção da saúde no Brasil serão tema de um debate, dia 17 de maio, no Salão de Atos da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Brasil: Saiba quando conflitos de interesses opõem indústria de alimentação e saúde

Famílias Guarani Mbya

"Para a comunidade de aproximadamente 80 pessoas, entre adultos e crianças, trata-se da retomada de um território que foi usurpado. O litoral norte do Rio Grande do Sul é ocupado por grupos guarani desde antes da chegada dos europeus ao Brasil".

Brasil: Indígenas Guarani Mbya ocupam área da Fepagro em Maquiné

Minería

Entrevista com Antônio Philomena: Após mais de um ano do rompimento da barragem da empresa mineradora Samarco, na localidade de Bento Rodrigues, distrito do município de Mariana (MG), que causou 19 mortes, as pessoas que tiveram suas vidas atropeladas pela lama seguem lutando por seus direitos e pela reparação dos danos que sofreram.

Brasil: Pesquisador gaúcho faz perícia independente sobre impacto ambiental do desastre em Mariana

Pueblos indígenas

A história do Rio Grande do Sul costuma ser contada, em suas versões mais tradicionais e ufanistas, cultuando um tempo mítico forjador da alma e do caráter do gaúcho, um povo altivo, guerreiro e livre. “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”, canta o hino rio-grandense. Essa narrativa, porém omite que o nascimento do que conhecemos hoje por Rio Grande do Sul envolveu, entre outras coisas, o massacre de milhares de indígenas que habitavam o território antes da chegada de portugueses, espanhóis e brasileiros de outras regiões.

Brasil: Marcas do genocídio que acompanhou a criação do Rio Grande do Sul seguem presentes

duprat

"Brasil está vivendo um cenário de crescente violência no campo e de criminalização de comunidades indígenas, quilombolas, de militantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e também de movimentos sociais urbanos."

Procuradora denuncia: Crescem no Brasil a violência no campo e a criminalização de movimentos sociais

Dez pautas-bomba que ameaçam desmontar a legislação ambiental no país

No último dia 8 de junho, o promotor Daniel Martini, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, fez um alerta durante a audiência pública “Os agrotóxicos e a (in) segurança alimentar”, realizada no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa gaúcha. A legislação ambiental do país vem sendo atacada fortemente no Brasil, em especial no Congresso Nacional, inclusive com projetos que acabam com a exigência do licenciamento ambiental.

Brasil: Dez pautas-bomba que ameaçam desmontar a legislação ambiental no país