Brasil

Larissa Mies Bombardi

"Desde 2008, o Brasil registra recordes históricos em uso de agrotóxicos, totalizando 20% do que é comercializado mundialmente. Não bastasse, o manuseio não parou de crescer. Segundo o estudo, nos primeiros 14 anos desse século, houve um salto de 170 mil toneladas de agrotóxicos para 500 mil, representando um aumento de 194%".

Agrotóxicos: ‘Produzimos algo que deixou de ser alimento, virou commodity e agroenergia’

agronegocio

Filhos de militantes de todo o país e 400 educadores vão se reunir em Brasília de 23 a 26 de julho para discutir temas como educação e alimentação. Não vão faltar oficinas culturais e brincadeiras.

Brasil: MST prepara primeiro encontro nacional de crianças sem-terra

Salud

“O processo fica concentrado em um órgão totalmente dominado pelo agronegócio, então o risco é de realmente haver a aprovação de substâncias que possam causar todo tipo de problema”, declara Fernando Carneiro.

Brasil será "paraíso dos agrotóxicos", diz pesquisador

Corporaciones

La multinacional Monsanto, ahora propiedad del grupo alemán Bayer, sufrió un revés en Brasil para el cobro de regalías por su soja Intacta, resistente a insectos.

Ordenan a Monsanto devolver regalías en soja en Brasil

TAPAJOS

"A hidrovia Teles Pires-Tapajós servira para atender ao escoamento de grãos do setor do agronegócio. A associação considera os estudos apresentados inválidos, uma vez que foi desrespeitado o direito à consulta prévia, livre e informada que é assegurado pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)".

Brasil: Indígenas Munduruku afirmam que estudos da hidrovia Tapajós são inválidos

MST

Aproximadamente 400 famílias do MST ocuparam, nesta quinta-feira, 5, mais uma área pertencente ao grupo falido MMX, do corrupto Eike Batista. As mesmas famílias ocuparam na última terça-feira uma área em Igarapé.

Brasil: Sem Terras ocupam a quarta fazenda de Eike Batista no entorno de Belo Horizonte-MG

Agricultura campesina y prácticas tradicionales

"O trabalho feito pela FASE Bahia e seus parceiros do movimento sindical, foi o de criar alternativas para fortalecer a agricultura familiar, através da qualificação de sua organização social, econômica e política. Esta intervenção educativa foi feita com 600 famílias agricultoras de 8 municípios, situados nos territórios do Baixo Sul, e do Vale do Jiquiriçá".

Video - Brasil: Fortalecimento da capacidade de geração de renda e da integração socioeconômica de agricultores familiares

Por FASE
Salud

"Para o vereador, a aprovação da PL está associada a uma grande estratégia da banca ruralista – frente parlamentar que atua em defesa dos interesses dos proprietários rurais – que articula ações dentro de um processo de flexibiliza uso de agrotóxicos e barra, cada vez mais, a inclusão dos pequenos produtores em zonas comerciais".

Brasil: ‘Não deveríamos restringir os agrotóxicos?’: Associação de Agroecologia questiona PL para restringir venda de orgânicos