Brasil

Sistema alimentario mundial

"Enquanto a agroindústria é autorizada a abater centenas de animais por dia, as populações rurais são proibidas de realizar seus rituais de alimentação e o manejo de agroecossistemas para venda local. Através da aplicação seletiva das legislações ambientais e sanitárias, limita-se esta produção e modos de vida agroecológicos que trazem saúde para produtores e consumidores"

Adulteração de alimentos e a lógica do agronegócio

soja

Visto como caso de sucesso na proteção da Amazônia, acoro com grandes empresas pode resultar no contrário: destruição disfarçada da floresta e ataque maciço ao cerrado.

Moratória da soja: solução ou marketing?

Matopiba - Brasil

Estudo mostra que pressão ao agronegócio sobre Matopiba, zona de expansão da agricultura, já compensa parte das emissões de carbono reduzidas pela queda na taxa de devastação amazônica.

Brasil: Desmate no cerrado anula ganhos na Amazônia

Por IPAM
Sistema alimentario mundial

"A carne que chega à sua mesa ganha um tempero político na fiscalização. A Operação Carne Fraca não flagrou somente carne vencida e outras irregularidades em frigoríficos, mas também um esquema de corrupção que envolvia".

Brasil - “Carne Fraca”: políticos ruralistas indicam quem fiscaliza sua comida

Extractivismo

Estudo do Imazon mostra que entre 2012 e 2015, 237,3 mil hectares foram desmatados dentro de Unidades de Conservação (UCs) da Amazônia, causando grandes danos ambientais.

Brasil: Estudo alerta para aumento do desmatamento em UC’s da Amazônia e identifica as 50 mais desmatadas

Soberanía alimentaria

"Todos nós, cidadãos, podemos contribuir para mudar esse quadro, adotando pequenas mudanças no nosso estilo de vida, como a redução no consumo de carne. Uma dieta baseada em vegetais é melhor para a saúde, para o clima, para as florestas e para a segurança alimentar global."

Brasil - Carne Fraca: o modelo de produção é falho

Sistema alimentario mundial

Não serão algumas operações policiais que vão redirecionar o que e como produzimos e consumimos alimentos. O que pode mudar essa realidade são leis e políticas públicas, articuladas e efetivamente participativas, que concebam alimentos como direitos e como algo fundamental para nossa vida e para nossa saúde, escrevem Valéria Burity, secretária Geral da FIAN Brasil, e Lucas Prates, assessor de Direitos Humanos da FIAN Brasil, em artigo publicado por FIAN BRASIL, 22-03-2017.

Brasil: A carne é fraca e os alimentos não são mercadorias

Tierra, territorio y bienes comunes

"O Cerrado ocupa um quarto do território nacional e está localizado no coração do Brasil, abrangendo 13 estados. Apesar de sua importância para o equilíbrio ambiental, o Cerrado tem sido destruído nas últimas décadas para a expansão do agronegócio e grandes empreendimentos e mais de 50% da sua vegetação já foi desmatada".

Brasil: Campanha alerta para os impactos da destruição do Cerrado