Brasil

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Luís Alberto Araújo, responsável por área ambiental da prefeitura de Altamira (PA), cidade mais afetada pela hidrelétrica de Belo Monte, foi alvejado por dois homens, ontem.

Brasil: Mais um socioambientalista é assassinado na Amazônia

1 ano de lama e luta

Os atingidos realizarão uma marcha para lembrar o primeiro aniversário do crime. Eles saem de Regência (ES) no dia 31 de outubro e devem chegar a Mariana (MG) no dia 2 de novembro, em ação organizada pelo Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).

Brasil - Crime da Samarco,Vale, BHP: 1 ano de impunidade!

Por MAB
Tierra, territorio y bienes comunes

"A Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) declarou que constatou graves violações e extrema vulnerabilidade dos moradores do Jardim Independente I, em Altamira, “notadamente dos direitos à moradia adequada, ao acesso à água, ao saneamento básico, ao meio ambiente sadio e equilibrado, à saúde e à segurança".

Brasil: ‘Desastre em Belo Monte é iminente’, diz Conselho de Direitos Humanos

Salud

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu, na última terça-feira (11), três consultas públicas referentes à atualização de regras para agrotóxicos no país. Especialistas e movimentos pedem prazos mais extensos para participação da sociedade.

Brasil: Anvisa abre consulta pública sobre agrotóxicos com prazo de nove dias

29985024380_1ed635d091_b

Mapa lançado em SP permite que internauta perceba a dimensão da violência contra etnias no Brasil; o que se vê entre 1985 e 2015 é um bombardeio, redimensionado com a soma das histórias esquecidas.

Brasil: Cartografia dos Ataques Contra Indígenas convida a reflexão sobre dor, tempo e indiferença

Tierra, territorio y bienes comunes

“Esse tratamento reafirma o caráter ilegítimo e anti democrático deste governo, e deixa em evidencia que políticas conquistadas com muita luta nos últimos anos sofrem risco de extinção”

Brasil: Movimentos denunciam governo golpista na retirada de direitos do campo

Pueblos indígenas

“As mulheres quilombolas padecem da invisibilidade que lhe nega o direito de existir e todos os direitos fundamentais decorrentes disso. Ainda hoje precisamos explicar nas escolas e para as pessoas com as quais vamos dialogar sobre os nossos direitos, o que é uma comunidade quilombola”.

Brasil: Mulheres quilombolas pedem mais recursos para desapropriação de terras

25260

"Mais uma vez, com o tema da mercantilização da natureza e violações de direitos, um seminário realizado em Cruzeiro do Sul, parte ocidental do Estado do Acre, numa região conhecida como Vale do Juruá, entre os dias 05 a 07 de outubro deste ano de 2016, diversas representações de povos indígenas, pesquisadores, estudantes e lideranças comunitárias, além de representantes dos projetos de REDD dos seringais Valparaiso, Russas e Purus, debateram o tema e tomaram decisões sugerindo encaminhamentos."

Brasil: Seminário em Cruzeiro do Sul denuncia mercantilização da natureza e violações de direitos

Por Pravda