Brasil

agrotox

Preparem seus guarda-chuvas, pois em breve vai chover veneno na sua cabeça: O presidente interino golpista Michel Temer sancionou ontem a Lei nº 13.301/2016, que dispõe sobre medidas de controle do mosquito Aedes Aegypti.

Brasil - URGENTE: Aprovada pulverização aérea nas cidades

lavenere

Para Marcelo Lavenère, "o Poder Judiciário no Brasil ainda reflete as origens de um Brasil patrimonialista e submetido às oligarquias locais. O juiz, na sua Comarca, no seu gabinete, lá no município no interior do país reconhece a força e o poder político do prefeito, do deputado da região, do latifundiário que predomina na área, do empresário que tem indústria na região e imagina que a estes ele deva render homenagem."

“Criminalizam-se os movimentos populares pela ligação do Judiciário com as elites econômicas”

curso agrotoxicos

O Curso EaD de Intoxicação por Agrotóxicos: noções gerais é destinado a profissionais da saúde de nível superior e profissionais que atuam na Vigilância em Saúde.

Curso EaD de Intoxicação por Agrotóxicos: noções gerais – 1ª edição

Pueblos indígenas

A expulsão dos povos nativos de suas terras para posterior distribuição a indivíduos não-indígenas responde a uma lógica do uso da terra para exploração, especialmente por meio da produção agrícola.

Brasil: O que há entre o domínio da terra e o genocídio indígena?

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Nilce Magalhães estaba desaparecida desde enero; ella denunciaba las violaciones de derechos humanos por hidroeléctricas.

El cuerpo de la líder de los afectados por represas es encontrado en el norte de Brasil

Pueblos indígenas

Nos últimos 12 anos, mais de 400 indígenas foram mortos no Estado do Centro-Oeste.

Mato Grosso do Sul concentra mais de 60% dos assassinatos de indígenas do Brasil

Minería

Uma troca de mensagens pelo sistema interno de comunicação da Samarco entre o presidente da empresa à época do rompimento da Barragem de Fundão, Ricardo Vescovi, e diretores mostra que a cúpula da mineradora não só foi informada de problemas com a represa como articulava estratégia para lidar com a precariedade da estrutura.

Brasil: Relatório da PF revela que Samarco sabia de falhas em represa

guaranies

"En Brasil, personas poderosas están intentando silenciar a los guaraníes, sembrando terror entre ellos con la esperanza de que renuncien a sus reclamaciones territoriales. Lo único que puede poner fin a esta violencia sin sentido es que Brasil cumpla con sus propias leyes, que contemplan devolver todas las tierras de los guaraníes ahora en manos de los terratenientes."

Terratenientes atacan a comunidades guaraní en Brasil. ¡Por la inmediata demarcación de nuestro territorio!