Agrotóxicos

"No Brasil, os agrotóxicos que matam, no mundo todo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), perto de 193 mil pessoas ao ano, recebem estímulos na forma de isenções de impostos e incentivos que alcançam perto de R$ 10 bilhões/ano" - Arquivo / EBC

Na noite desta quarta-feira, 9 de fevereiro, evidenciou-se mais uma vez o domínio do agronegócio internacional sobre a maioria parlamentar da nossa Câmara Federal. Naquela noite, dois terços dos deputados que em tese deveriam trabalhar pela saúde, segurança e soberania dos brasileiros agiram de forma a merecer o apelido de vendilhões da pátria, com o que Brizola costumava rotular este tipo de gente.

Luís Inácio avisou: São 300 picaretas com anel de doutor

Foto: Granja La Carolina

Nueve productores en la zona núcleo del agronegocio acordaron con la Unión de Trabajadores de la Tierra conformar una red para ofrecer harinas integrales agroecológicas a un precio justo para las dos puntas de la cadena. Trigo sin venenos para el mercado interno y el objetivo de mostrar que es posible y rentable la transición a un modelo que cuide la tierra.

Harina integral de trigo agroecológico: un red de productores, una apuesta de futuro

Paraguay o Sojaguay: el resultado del agronegocio

Paraguay es uno de esos estados desconocidos. Y sin embargo, de este país sudamericano además de mano de obra barata (mujeres migrantes al servicio doméstico o al cuidado de los mayores) viene gran parte de la soja (transgénica) que hace de Europa la principal productora de biodiésel del mundo.

Paraguay o Sojaguay: el resultado del agronegocio

Avião pulverizando agrotóxico em monocultura (Crédito: Thomas Bauer – CPT) H3000.

Recorde na liberação de agrotóxicos nos últimos anos acompanha incidência de flexibilizações ambientais, escalada de conflitos no campo e afeta comunidades inteiras no Cerrado.

Nos territórios do Cerrado, chuva de veneno se intensifica

Atlas dos Agrotóxicos 2022 mostra a pegada mundial de um negócio tóxico

Cada vez mais agrotóxicos estão sendo pulverizados em campos em todo o mundo, com consequências devastadoras para os seres humanos e a natureza. A pressão por uma mudança na agricultura está crescendo.

Atlas dos Agrotóxicos 2022 mostra a pegada mundial de um negócio tóxico

Por DW
Lançado em 1962, o paraquate foi proibido em 2007 na União Europeia e começou a ser reavaliado no Brasil em 2008. Foto: Bruno Kelly/Greenpeace

Entidades de combate ao uso de venenos agrícolas e defesa da saúde apontam riscos no lobby de produtores de soja.

Agronegócio quer derrubar proibição do paraquate, agrotóxico que pode causar Parkinson e câncer

Glifosato y sus formulaciones afectan a la microflora intestinal en ratas - Boletín #898 de la RALLT

Las posibles consecuencias para la salud de las alteraciones del microbioma intestinal inducidas por el glifosato se han convertido en un tema de intenso debate.

Glifosato y sus formulaciones afectan a la microflora intestinal en ratas - Boletín #898 de la RALLT

Por RALLT
Marian Scarlato y Santiago Dogliotti, en la facultad de Agronomía. Foto: Alessandro Maradei

Los resultados, publicados en una revista internacional, muestran que en establecimientos con cultivos de frutilla, boniato, tomate y cebolla del sur del país, el rendimiento que se obtiene de los cultivos no guarda relación con la cantidad de pesticidas y fertilizantes que se les aplican. Por otro lado, el trabajo cuantifica por primera vez algo que se intuía: la carga de pesticidas y fertilizantes es tan grande como carente de fundamento técnico.

Investigación muestra que es falso que cuanto más pesticidas y fertilizantes se apliquen mejores rendimientos de cultivos hortícolas se obtienen