Movimientos campesinos

Tierra 1

A cada dia sob a quentura da lona, o desconforto com a injustiça aumentava e isso refletia na organização de novas ocupações e na resistência das famílias.

Brasil - Acampamento Carlos Marighella: 18 anos de resistência e luta pela terra

mnci

"No estamos dispuestos a que la riqueza que generamos sirva para engordar las cuentas de los grandes empresarios locales y multinacionales mientras millones de argentinos sufren en carne propia el aumento de la desigualdad, la exclusión y el hambre. No hay desarrollo posible sin distribución de las riquezas y sin apoyo a las producciones familiares y populares".

Argentina: El MNCI - VC denuncia el vaciamiento de las políticas para la Agricultura familiar, campesina e indígena y el hostigamiento en los territorios

Agroecologia 1

A manhã do 3º dia do maior Congresso Brasileiro de Agroecologia em número de participantes e trabalhos técnico-científicos iniciou com a mesa debate sobre o Campesinato e Soberania Alimentar na América Latina.

Campesinato e soberania alimentar na América Latina é tema de debate no X Congresso de Agroecologia

Por MAP
MAB

Durante os dias 1 a 5 de outubro, o Rio de Janeiro (RJ) receberá o 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Com o lema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”, reunirá cerca de 4 mil pessoas de todas as regiões do Brasil.

Brasil: No Rio de Janeiro, encontro reunirá 4 mil atingidos por barragens

Por MAB
Agroecologia 1

Em meio aos milhares Fora Temer vindo das plenária, a abertura do X Congresso de Agroecologia iniciou com uma mística repleta de emoção envolvendo os participantes, entorno de 4 mil pessoas vindas de todos os rincões do Brasil e também, delegações internacionais.

Brasil - Pela vida na terra, Agroecologia: Abertura do X Congresso de agroecologia é marcado pelo fora Temer

Por MPA
Movimientos campesinos

Um dos coordenadores nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Gilmar Mauro informa que o tema “reforma agrária nas terras dos corruptos“, que motivou uma série de ocupações de fazendas pelo país em julho, térá continuidade nos próximos meses.

Brasil: “Vamos pautar a reforma agrária nas terras dos banqueiros”, afirma Gilmar Mauro

LVC1

"Se trata de un movimiento transnacional que reúne a unos 200 millones de campesinos, jornaleros sin tierra, pequeños y medianos agricultores, jóvenes y mujeres rurales, indígenas y trabajadores agrícolas migrantes de todo el mundo. Defiende la agroecología campesina y la soberanía alimentaria como forma de promover la justicia social y la sostenibilidad, y se opone fuertemente a los agronegocios que destruyen las relaciones sociales y la naturaleza."

La Vía Campesina para cambiar el mundo, (también desde la ciudad)

36767989665_c84aa63f41_z

"Distante 17 km da sede de Itapecuru-Mirim/MA, o assentamento Cristina Alves completou 10 anos no último 25 de julho, dia do trabalhador rural. Houve festa, celebrando o marco, e havia outro motivo para festejar: a colheita de mais de duas toneladas de feijão, parte dela fornecida para os Programas de Aquisição de Alimentos e Nacional de Alimentação Escolar."

Assentamento Cristina Alves e a reforma agrária: exemplo de um caminho possível para o Brasil