Brasil

belo monte - Brasil

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) entregou ao Ibama pedido de cancelamento da licença de operação (LO) de Belo Monte. No ofício, o MAB denuncia a situação das cerca de 500 famílias da lagoa e entorno do bairro Jardim Independente 1, que enfrentam alagamentos permanentes desde que o lago da hidrelétrica foi formado, e vivem em situação de extrema vulnerabilidade social e ambiental.

Brasil: MAB pede cancelamento da licença de operação de Belo Monte

Por MAB
1040379504

"Sem medo de errar, hoje a maior ameaça ao Pampa vem dos cultivos de soja. Há pouco tempo, era a expansão do eucalipto, mas a soja está batendo recordes. Basta sair por aí para perceber que os antigos campos de coxilha, tradicionalmente utilizados para a criação de gado, remanescentes de um modelo econômico em extinção, pelo menos em solo gaúcho, estão sendo rapidamente convertidos em lavouras de soja."

Brasil - Pampa. O cultivo de soja é a maior ameaça. Entrevista especial com Marcelo Dutra da Silva

Tierra, territorio y bienes comunes

"Não é de hoje que o pessoal do agronegócio propagandeia que o Brasil tem um excesso de áreas protegidas, conceito que reúne unidades de conservação às Tis para designar aquela parte do território em que prevalece a preservação de vegetação nativa".

Brasil: Atlas revela que latifúndio supera as áreas protegidas

bras17mzo17

Não podemos mais engolir tanto agrotóxico. Assine já pela aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos! Com sua ajuda e muita pressão, a PNaRA pode se tornar Lei, garantindo a redução dos agrotóxicos no Brasil, mais saúde para a população e um ambiente sadio para se produzir comida de qualidade.

#ChegaDeAgrotóxicos

Ningun derecho menos - Brasil

"A proposta do governo temerário é uma violência ao exigir que todos os trabalhadores rurais sejam obrigados a “contribuir mensalmente em dinheiro para o INSS, durante o período de 25 anos”. A proposta dificultará que o camponês e a camponesa tenham acesso aos auxilios doença, maternidade e à aposentadoria por invalidez".

O desmonte da Previdência e as consequências para o Campesinato brasileiro

agricultores

No contexto atual em que vivemos no Brasil, de golpe, o que mais tem atingido é os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, com um agravamento aos camponeses e camponesas. Direitos estes que foram conquistados a duras pena, suor, esforço, luta e trabalho de camponeses e operários, os trabalhadores do campo e da cidade. Essas reformas e retiradas de direito são benefícios para o modelo capitalista e o neoliberalismo no Brasil, alimento ainda mais as grandes fortuna.

Brasil: Previdência Rural

ajd mst

A iniciativa dessa visita de magistradas/os às/aos pode estar causando surpresa, mas ela marca uma diferença notável na conduta costumeira de juízas/es.

O significado político-jurídico da visita de juízas/es às/aos Sem Terra

1489761743_696597_1489762310_noticia_normal

O escândalo da Operação “Carne Fraca” traz o Brasil Profundo das oligarquias para a frente do cenário, não bastasse o triste espetáculo já naturalizado que as Bancadas Ruralista, da Bala e da Bíblia preenche no noticiário. Noticiário que é, diga-se de passagem, em grande parte financiado por essas marcas Sadia, Seara, a Friboi e Perdigão, entre outras, que, como sabemos, não financiam somente a edição das notícias, mas também as celebridades que fazem aceitável esse tóxico paladar, como os garotos-propaganda Toni Ramos e Fátima Bernardes.

Pecados da Carne: Pecado do Capital, Pecado da Capital