Brasil

14 de marzo

Nesse ano, no dia 14 de março, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) completa 26 anos de lutas e conquistas.

Brasil -14 de março: lutar e organizar para os direitos conquistar

Stedile

Dirigente fala sobre impactos das mudanças na aposentadoria especialmente para os trabalhadores rurais. Alterar a idade mínima e o tempo de contribuição para a aposentadoria. Esses são alguns dos pontos da reforma da previdência promovida pelo governo de Michel Temer. A medida é polêmica pois mexe com a vida de trabalhadores da cidade e também com a dos trabalhadores rurais, principalmente das trabalhadoras rurais. Dessa forma ela vem sendo muito criticada por movimentos populares e por centrais sindicais.

Brasil: "Se reforma da Previdência fosse justa, valeria para políticos", critica Stedile

MAB - 8 de marzo 1

Nesta quarta-feira, 8 de março, mulheres de todo o mundo ocupam o espaço que historicamente lhes foi negado: as ruas. Aqui no Brasil, nesse Dia Internacional de Luta das Mulheres, as mobilizações ocorrem em todos os cantos do país contra a reforma da previdência.

Brasil: Mulheres atingidas saem às ruas contra reforma da previdência

Por MAB
Megaproyectos

"Sem atacar as causas de destruição do São Francisco, que abrange toda sua bacia, mas principalmente a devastação do Cerrado, não haverá São Francisco em breve tempo", alerta o ambientalista Roberto Malvezzi (Gogó), graduado em Estudos Sociais, filosofia e teologia.

Brasil: Transposição das águas do São Francisco, a hora da verdade

Camponesas ocupam fazenda de Eike e mobilizam 40 mil em todo o país

Durante a Jornada foram realizadas marchas, ocupações de órgãos públicos, de terras, trancamentos e debates.

Brasil: Camponesas ocupam fazenda de Eike e mobilizam 40 mil em todo o país

Mulheres Em Luta

As camponesas e camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), neste 8 de março põe-se em luta em Defesa da Previdência Pública, Solidária e Universal. Compreendemos que as ‘Reformas’ impostas pelo governo não eleito de Michel Temer encobrem processos como o aumento e feminilização da pobreza, aumento da violência, e o impedimento de aposentadoria para indígenas, marisqueiras, pescadoras, assim como, a precarização da vida do povo negro e dos jovens.

Brasil: Mulheres em luta, por nenhum direito a menos! Quem alimenta o Brasil exige respeito!

Por MPA
Pueblos indígenas

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) repudia a nomeação do ruralista Osmar Serraglio como Ministro da Justiça a qual caracteriza mais um golpe contra os direitos dos povos indígenas.

Brasil: Povos Indígenas repudiam o ministro da Justiça anti-indígena

Por APIB
marcha de mujeres - BRASIL

"La agenda principal del movimiento es la crítica a la reforma del sistema de Seguridad Social que tramita en el Congreso Nacional como Propuesta de Enmienda Constitucional (PEC) 287".

Brasil: Mujeres Sin Tierra paralizan la minera Vale por deudas en la Seguridad Social