Brasil

jardins1

"O maior desmatador da história recente da Amazônia é filho de um rico e tradicional pecuarista de São Paulo. Ele próprio operava sediado no bairro dos Jardins, na capital. Até ser preso, comandava um esquema sofisticado de desmatamento, grilagem e falsificação no Pará, que contava até com profissionais de geoprocessamento para enganar os satélites de monitoramento."

Brasil: O grileiro dos Jardins

Agrotóxicos podem ser a causa da morte de mais 10 milhões de abelhas em SP

Morreram nesta semana em Porto Ferreira-SP pelo menos 10 milhões de abelhas que viviam em 200 colmeias de 9 produtores de mel. O Ministério Público deverá investigar a causa para definir a responsabilidade para a aplicação da lei. Os apicultores acreditam que os agrotóxicos pulverizados por uma usina da região teriam causado as mortes.

Brasil: Agrotóxicos podem ser a causa da morte de mais 10 milhões de abelhas em SP

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"Em tempo Exigimos esclarecimentos e a punição imediata de todos os envolvidos no assassinato, além da investigação completa sobre as motivações do crime. Somos solidários e estendemos as nossas condolências à família da companheira Nicinha".

Brasil: Nota de Solidariedade do MPA aos companheiros e companheiras atingidos por barragens pela Morte de Nicinha

Por MAB
Camponeses da reforma agrária e a floresta

A publicação é um trabalho de fotografia documental e mostra o cotidiano e as relações dos agricultores do Assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto/SP.

Camponeses da reforma agrária e a floresta: o caso do Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto, SP

06-01-17_RogerioRocco_ArquivoPessoal

'A Operação Lava Jato já apurou os desvios de corrupção na construção de Belo Monte, na Transposição do Rio São Francisco, na construção de Angra III, na implementação de obras relacionadas à Petrobras - como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - Comperj. Todas essas obras tiveram incentivos de diversos órgãos governamentais. Esses casos exemplificam as tensões existentes entre as instituições ambientais e os políticos, e o modo como os órgãos ambientais “foram” e têm sido “atropelados para que esses empreendimentos fossem licenciados e autorizados, muitas vezes à revelia das obrigações socioambientais.'

O Brasil é um país bovino. O Estado brasileiro sinaliza que apoia o desmatamento, apesar de políticas setoriais de controle. Entrevista especial com Rogério Rocco

mudanças na cobertura e uso de terra

"O estudo do IBGE permite conhecer os níveis de substituição de uma área por outra. Porém está claro que o incremento de 79.3 milhões de hectares com essas áreas (agrícola, pastagem plantada, silvicultura e mosaico agrícola com remanescentes campestres) ocorreu em substituição, principalmente, às áreas com pastagens naturais e com vegetação florestal"

IBGE: as mudanças na cobertura e uso da terra no Brasil

Patrícia Binkowski

“É comum observar que estas grandes empresas procuram alocar os plantios em regiões consideradas ‘desaceleradas economicamente’, onde fazem questão de salientar os baixos índices do Produto Interno Bruto - PIB e do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, alegando, desta forma, o não desenvolvimento da região”. Neste contexto, as empresas e o Estado tentam justificar que a produção de madeira para celulose e papel traria desenvolvimento para a região.”

Brasil: Nova lei gaúcha favorece empresas de silvicultura e desagrada ambientalistas. Entrevista especial com Patrícia Binkowski

soja-cultivo-tapiz_1

"No conjunto, os 21 Decretos englobaram área de 35 mil hectares. Significa que, afora o ano de 2015 com ‘Decreto zero’, o ano de 2016 teve o pior desempenho em termos de áreas obtidas via Decretos de desapropriação, desde 1995".

O Golpe e a Reforma Agrária em 2016