Brasil

Sistema alimentario mundial

Hoje, dia 15 de dezembro de 2016, amanhece o dia com mais violência aos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Dessa vez a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), inicia suas ações no Povoado de Ramal entrada da cidade de Quixabeira – BA.

Brasil: Continua as injustiças cometidas pela vigilância sanitária aos camponeses e camponesas na Região Centro Norte da Bahia

Por MPA
Tierra, territorio y bienes comunes

"O texto abre precedentes à facilitação de grandes empreendimentos hidrelétricos e do agronegócios, com a dispensa do licenciamento ambiental às atividades agropecuárias e de florestas plantadas"

Brasil: A legislação socioambiental sob o ataque da artilharia ruralista no Congresso Nacional

Extractivismo

Nesta terça-feira (13), mais de 250 organizações, redes e movimentos, além de professores e pesquisadores divulgaram uma nota que repudia o substitutivo do deputado ruralista Mauro Pereira (PMDB-RS) ao Projeto de Lei (PL) 3.729/2004. A nota considera que o substitutivo pretende impor “os mais graves retrocessos à legislação atualmente em vigor.

Brasil: Mais de 250 organizações e movimentos repudiam PL que desmonta licenciamento

14_12_ilustracao_polinizacao_fonte_pucrs

"Embora os estudos sobre a diminuição de insetos polinizadores ainda sejam “incipientes” no Brasil, as pesquisas realizadas até o momento já evidenciam a diminuição de colmeias em estados como Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia."

Fragmentação e degradação de habitats reduz a diversidade de insetos polinizadores. Entrevista especial com Cássio Alencar Nunes

tapajos

Nós mulheres da região do Tapajós, trabalhadoras do campo e da cidade reunidas no centro de treinamento do Laranjal em Itaituba no seminário “Mulheres em Luta Construindo a Resistência” * viemos denunciar o conjunto de violações que já sofremos com o descaso do Estado e a ausência de políticas públicas. Com a chegada dos grandes projetos para essa região como Hidrelétricas, Portos e Mineração, nós mulheres já estamos vivenciando os impactos desses empreendimentos, alguns já em curso e causando graves violações de Direitos Humanos.

Brasil: Carta de denúncias e reivindicações das mulheres do Tapajós

Tierra, territorio y bienes comunes

“A Amazônia não precisa de mais nenhuma hidrelétrica. A primeira riqueza aqui está nas vozes dos atingidos que sentem na pele os impactos e consequência de Belo Monte, no Madeira, na Bacia do Tapajós e que estão se defendendo de futuras hidrelétricas” disse Sérgio Guimarães.

Organizações sociais assinam manifesto sobre cenário desafiador da Amazônia coberta por hidrelétricas

demarcação de terras indígenas

"Não vamos aceitar. Queremos o respeito à Constituição, ao nosso direito. Governo declarou guerra contra os povos indígenas e vamos reagir", declara Tupã Guarani Mbya da Comissão Guarani Yvyrupa.

Brasil: Governo Temer trabalha na surdina decreto que pode impedir demarcações de terras indígenas

Tierra, territorio y bienes comunes

"Entre 2004 e 2014, o Brasil desmatou pelo menos 7 milhões de hectares à toa. Isso significa metade de tudo que foi desmatado no período".

Em 10 anos, Brasil desmatou à toa 7 milhões de hectares de floresta amazônica