Brasil

Salud

"Recentemente aprovada por meio de uma nova lei, a pulverização aérea de pesticidas para controlar as populações de Aedes aegypti é pouco eficaz e traz riscos à população. Na melhor das hipóteses, significa trocar um problema de saúde pública por outro".

Brasil: Liberar a pulverização de pesticidas por aeronaves é uma solução?

b2

"Hace apenas 20 años más de 20.000 pescadores vivían de la pesca, pero la decadencia de su oficio fue en paralelo al auge de la explotación del petróleo por parte de la compañía semiestatal Petrobras".

Pescadores brasileños en pie de guerra por contaminación de la bahía olímpica

5mar2016---vista-de-paracatu-de-baixo-distrito-de-mariana-mg-apos-tres-meses-do-rompimento-da-barragem-da-mineradora-samarco-1457180308620_615x300

A Organização das Nações Unidas (ONU) elogiou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de suspender o acordo alcançado entre o governo do Brasil, a Samarco, a Vale e a BHP Billition, em relação ao desastre ambiental em Mariana (MG).

ONU elogia suspensão de acordo do governo com Samarco

Agroecología

"É possível existir um desenvolvimento rural que não traga conseqüências nocivas ao meio ambiente? A agricultura convencional tem se mostrado eficiente nesse sentido? Em caso negativo, há alguma alternativa agrícola que propicie um meio ambiental saudável, com ênfase na conservação dos recursos naturais? Este artigo abordará, primeiramente, a relação do modelo econômico atual com o meio ambiente, no intuito de compreender como se constituiu o precário cenário atual no que se refere a essa matéria."

Desenvolvimento rural via proteção ambiental

duprat

"Brasil está vivendo um cenário de crescente violência no campo e de criminalização de comunidades indígenas, quilombolas, de militantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e também de movimentos sociais urbanos."

Procuradora denuncia: Crescem no Brasil a violência no campo e a criminalização de movimentos sociais

Salud

Nova lei prevê uso de aeronaves no combate ao Aedes aegypti. Ministério da Saúde declarou que o uso de aviões é o último recurso.

Brasil: Especialistas alertam para riscos de inseticida lançado por aviões

mst

"A organização em movimentos sociais não apenas é lícita como desejável. São as articulações com propósitos reivindicatórios que permitem o avanço na concretização dos objetivos fundamentais previstos pelo próprio constituinte. O propósito dos movimentos sociais não é violar o Direito, mas, rigorosamente o contrário, fazê-lo valer."

Manifesto pelo MST: Movimento social não é organização criminosa nem lutar, crime

agrot

Professora da USP produz primeira série de mapas sobre uso, abuso e tragédias relacionadas aos agrotóxicos no Brasil. Dados demonstram: alternativa é rever modelo baseado no agronegócio.

Brasil: Um Atlas de nossa agricultura envenenada