Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

"Passados 57 anos da homologação da terra, os Waurá ainda convivem com graves violações de direitos no território. São ameaçados por madeireiros, pecuaristas e pelo avanço do agronegócio".

Brasil: “O ruralista está acabando com a gente”, diz Yanuke Waurá

Salud

"A proposta significa um retrocesso que põe em risco a população, em especial grupos populacionais vulnerabilizados como mulheres grávidas, crianças e os trabalhadores envolvidos em atividades produtivas que dependem da produção ou uso desses biocidas".

Brasil: Fiocruz divulga nota contra flexibilização de lei sobre agrotóxicos

Tierra, territorio y bienes comunes

Entrevista com a professora Ana Sueli Firimino, da aldeia Buriti, é a primeira de série sobre mulheres, terras e desigualdade.

Brasil: Mato Grosso do Sul produz carne às custas do sofrimento indígena, diz liderança Terena

Por Oxfam
mst1

"A professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Bombardi, fez uma explanação sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, num comparativo com a União Europeia, com o intuito de interpretar por que o nosso país se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2008. Segundo ela, houve um crescimento exponencial a partir do início dos anos 2000, quando foram consumidas 180 toneladas de veneno no país. Quatorze anos depois, a quantidade passou para 500 mil toneladas."

Brasil: “O agronegócio é o carro-chefe em intoxicação por agrotóxico”, diz professora da USP

41872395171_db1910f702_z

La 3ª Feria Nacional de la Reforma Agraria organizada por el Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) que tiene lugar hasta domingo (6) en São Paulo, comercializa tres tipos de productos: agroecológicos, orgánicos y en transición. ¿Pero cuáles son las diferencias entre estas clasificaciones de los alimentos?

Alimentos orgánicos o agroecológicos: ¿cuáles son las diferencias en la producción?

01-05-2018-mapa-1

"O novo texto do projeto de lei para alterar o licenciamento ambiental no país ameaça diretamente 45 Terras Indígenas (TIs) que já possuem projetos de infraestrutura ou de mineração planejados ou em operação."

Brasil: Terras Indígenas na mira do licenciamento

Salud

"Para alertar sobre os riscos que o projeto traz à sociedade, a Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4CCR) enviou ao Congresso Nacional, nesta sexta-feira (4), nota técnica detalhando pelo menos seis artigos da Constituição Federal que serão violados caso o PL seja aprovado".

Brasil: Projeto de Lei 6299/2002, que flexibiliza registro de agrotóxicos, afetará saúde e meio ambiente, afirma MPF

Brasil -MST

"Segundo Bárbara Loureiro, da coordenação do setor de Produção, em seus quatros dias de duração (3 a 6 de maio), a feira recebeu 260 mil visitantes – 90 mil a mais do que em sua segunda edição – de todas as idades".

Brasil: Feira Nacional da Reforma Agrária atrai 260 mil pessoas em São Paulo