Brasil

tragedia-em-mariana-desastre-economico-1

Moradores do município de Minas Gerais atingido por lama tóxica na maior tragédia socioambiental de mineração do país enfrentam graves distúrbios psicológicos pós-traumáticos, diz estudo da UFMG. Risco de suicídio foi percebido em 16,4% desta população.

Brasil: Depressão, medo e preconceito, a saúde mental das vítimas de Mariana

alimento-caro-e-envenenado-300x190

"A questão dos agrotóxicos é uma das maiores contradições deste modelo do agronegócio. As denúncias aos atropelos e manobras dos ruralistas para perpetuar um modelo agrícola produtivo dependente e envenenado são assustadoras. Ao mesmo tempo, servem para unificar as pautas que se referem à segurança e soberania alimentar no meio urbano e rural, aliando agricultores e consumidores."

Pacote do veneno: Quais são as mudanças propostas pelos projetos de lei para uso de agrotóxicos no Brasil?

cip

"Exigir que los Derechos de los Agricultores y Agricultoras reconozcan, protejan y fomenten la producción agroecológica de alimentos bajo sistemas de producción familiar y de los Pueblos es el punto de partida de nuestro trabajo y exigimos que los Estados lo reconozcan y no impongan un único modelo de producción y comercialización sino que se abra la posibilidad a que los agricultores puedan comercializar sus semillas bajo sus propias condiciones."

Declaración de los participantes de la Consulta Regional de América Latina y Caribe sobre la Implementación de los Derechos del Agricultor - TIRFAA

Salud

Em poucos dias, diversas notas de repúdio ao Pacote do Veneno – PL6299/02 foram divulgadas por diversos órgãos públicos. O repúdio ao Pacote do Veneno é unanimidade.

Brasil: Todo mundo é contra o pacote do veneno, menos quem lucra com agrotóxicos

1891835069

"A destruição do Cerrado, savana de maior biodiversidade do planeta que ocupa 25% do território do Brasil está ligada a países como Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Holanda, por meio da cadeia produtiva de commodities como a soja, pela facilitação da compra de terras de forma irregular, ou ainda por meio de investimento especulativo em terras neste bioma por fundos de pensão."

Campanha internacionaliza petição pela transformação do Cerrado em Patrimônio Nacional

Por IHU
Salud

Governo Temer liberou Benzoato de Emamectina no país; Confira entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line com o especialista Leonardo Melgarejo.

Brasil: "O agronegócio está no governo, é o governo”, afirma engenheiro agrônomo

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

De 2013 a 2017 o número de assassinatos no campo praticamente dobrou de crescimento: de 34 para 70 casos. O ano passado registrou um aumento de 15% em relação a 2016, que contabilizou 61 assassinatos. Esses números constam do levantamento de “Assassinatos em conflitos no campo no Brasil em 2017”, organizado anualmente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Brasil: O número de assassinatos no campo quase dobra em 4 anos aponta Pastoral da Terra

Por CNBB
Tierra, territorio y bienes comunes

"Passados 57 anos da homologação da terra, os Waurá ainda convivem com graves violações de direitos no território. São ameaçados por madeireiros, pecuaristas e pelo avanço do agronegócio".

Brasil: “O ruralista está acabando com a gente”, diz Yanuke Waurá