Organizaciones brasileras

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

"A Plataforma BNDES, articulação de mais de trinta organizações, movimentos e redes da sociedade civil brasileira, realizará entre os dias 23 e 25 de novembro no Circo Voador, no Rio de Janeiro, o I Encontro Sul-Americano de Populações Afetadas pelos Projetos Financiados pelo BNDES..."

I Encontro Sul-Americano de Populações Afetadas pelos Projetos Financiados pelo BNDES

Cerca de 150 famílias quilombolas de Brejo dos Crioulos e integrantes do MST ocuparam, no dia 4 de julho, a Fazenda São Miguel no Território Quilombola Brejo dos Crioulos, na rgião norte de Minas Gerais. No dia 20 de agosto, foram por ordem judicial despejadas. Sem as terras, ocuparam nesta terça-feira (2/9) a Fazenda de José Maria, no mesmo território

Brasil: MST e quilombolas fazem ocupação em Minas Gerais

Biodiversidad agrícola

Nos dias 25 e 26 de agosto de 2009, representantes de 80 organizações de agricultores, movimentos sociais, ONGs e de entidades de defesa dos consumidores de todo o País reuniram-se na cidade de Curitiba para debater a atual situação dos transgênicos e seus impactos sobre a biodiversidade, a saúde pública e os direitos de agricultores e consumidores.

Brasil: seminário sobre proteção da agrobiodiversidade e direitos dos agricultores

Transgénicos

"No dia 18 de junho último, 89 organizações da sociedade civil e movimentos sociais protocolizaram carta (anexa*) solicitando providências do Conselho Nacional de Biossegurança, presidido por Vossa Excelência, a respeito da contaminação de milhos convencionais, orgânicos e agroecológicos por milhos transgênicos, em total descompasso com a legislação brasileira".

Brasil: 89 entidades pedem suspensão do milho transgênico

Agroecología

Miles de brasileños y latinoamericanos, de las entidades, organizaciones y movimientos sociales, representados por 3.500 personas en la 8 ª Jornada de Agroecología en Paraná Francisco Beltrão, Brasil. Cuatro días de debates y rico intercambio de experiencias y la constante reafirmación de la lucha por una tierra libre de transgénicos y plaguicidas, por la Construcción de uno Proyecto para el pueblo soberano y la Agricultura.

Carta de la 8 ª Jornada de Agroecología, Brasil

Megaproyectos

Os povos da Bacia do Tapajós, reunidos no município de Itaituba, no Pará, divulgaram carta aberta se declarando contrários ao Complexo Hidrelétrico do Tapajós.

Brasil: povos da bacia do Tapajós rejeitam complexo hidrelétrico nos rios da região

Mais de 50 movimentos sociais, centrais sindicais, organizações de estudantes e entidades da sociedade civil assinam documento com propostas para o governo federal diante da crise econômica mundial, que será apresentado em reunião com ministros de Estado, na tarde desta quarta-feira (26/11), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Brasil: entidades apresentam propostas ao governo federal em Brasília

"A ausência de um regime internacional sobre responsabilidade por danos ocasionados por organismos transgênicos têm sido um dos fortes elementos a contribuir para que as transnacionais que desenvolvem e manipulam estas tecnologias ajam em desacordo com o princípio da precaução, desconsiderando totalmente os riscos inerentes à biotecnologia, como foi o caso da recente liberação comercial de duas variedades de milho transgênicos liberados no Brasil"

Brasil: carta aberta sobre Protocolo de Cartagena de Biossegurança