Brasil

MAB

"Específicamente en Brasil, el golpe de Estado está realizando una verdadera sangría a los derechos de los trabajadores y entregando las riquezas brasileñas al capital internacional. Convocamos a todos y todas afectados/as y aliados/as para estar presentes en el 8º Encuentro Nacional del MAB, que ocurrirá del 1 al 5 de octubre en Rio de Janeiro."

Brasil: Afectados por represas rumbo al 8º Encuentro Nacional del MAB

Ana Paula Carvalho de Medeiros 1

Procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros alerta sobre propostas que tramitam no Congresso Nacional e que buscam flexibilizar as normas sobre o uso de agrotóxicos na produção de alimentos.

Brasil: ‘Temos um pacote do veneno tramitando no Congresso Nacional’

34502377853_7852f31ac2_z

"O agronegócio movimenta sim uma fatia grande da economia. No entanto, privilegia empresas multinacionais e a produção de mercadorias agrícolas, e despreza a produção de comida de verdade, que vai pra mesa, virando as costas para a grande maioria dos agricultores do país, agricultores familiares."

De quem é o prejuízo do agronegócio?

Hidrelétricas em série causarão colapso ecológico na Amazônia, diz estudo

Grupo analisa impacto agregado de centenas de empreendimentos planejados e vê risco até para ecossistemas do litoral amazônico; bacias do Madeira e do Tapajós são as mais frágeis.

Hidrelétricas em série causarão colapso ecológico na Amazônia, diz estudo

lucha MST

"Los casos aparentemente sin conexión encuentran una conexión, sin embargo, con el contexto político de recrudecimiento del conservadurismo y del ascenso de las fuerzas golpistas. Está en la correlación de fuerzas entre capitalistas y trabajadores la clave explicativa que nos permite conectar las violencias institucionales a las violencias de las matanzas y amenazas".

Brasil: Trabajadores y pueblos del campo bajo ataque

CAMPESINOS

"A Semana do Meio Ambiente é útil para se fazer uma reflexão crítica, como os movimentos populares vêm fazendo, não para celebrar. Os avanços da agricultura destrutiva no Brasil têm sido apoiados em todos os governos. Nossa esperança é que essa Semana promova uma discussão crítica".

Brasil - Semana do Meio Ambiente: 70% dos alimentos são produzidos por pequenos agricultores

morte_pulverizacao

Enquanto bancada ruralista no Brasil destrói leis de proteção ambiental e desrespeita os direitos humanos, plebiscito na Suíça pode mudar legislação que fiscaliza ação de multinacionais no exterior.

Globalizando a luta contra a perda de direitos e os agrotóxicos

Pueblos indígenas

No segundo dia do Encontro de Comunicadores da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), que acontece em Brasília de 06 a 11 de junho, Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), criticou a ações que “não pensam no futuro, mas no dinheiro”. “Nosso Deus não é o deus do agrotóxico”, ressaltou ao lembrar de suas experiências de pastor em São Félix do Araguaia, no estado do Mato Grosso.

Brasil: “Nosso Deus não é o deus do agrotóxico”, afirma dom Leonardo Steiner em encontro da Repam

Por CIMI