Terminator: sementes da vida vencem jogo no grupo de trabalho, mas o campeonato ainda nao acabou

Idioma Portugués

O dia começou com uma grande manifestação da VIA CAMPESINA no Portão 1, local de entrada dos Delegados da COP 8. A manifestação iniciou às 8:00 da manhã, maior e mais animada do que na última 2a. feira. Camponeses e camponesas de vários países do mundo se somaram aos representantes de movimentos sociais camponeses do Brasil, formando um longo corredor no trajeto de entrada de ônibus e carros que transportam Delegados e participantes da Conferência

No lado de dentro, conforme decido ontem, alguns Delegados chegaram no auditório do Grupo 1, às 9:45 desta 6a. feira, 24 de março, para uma consulta com o Presidente da Mesa sobre a decisão a ser encaminhada em relação a tecnologia Terminator. O Grupo de Delegados não foi superior a 15 pessoas, incluindo Noruega e Malásia que, no dia anterior, defenderam a moratória da Decisão V/5 aprovada no ano 2000, bem como a exclusão do artigo 2b com o ambíguo texto "caso a caso".

O Brasil manteve a posição de "não se expor". Na verdade, os "corredores da COP 8" sussurram que, na noite anterior, o Brasil manteve a postura de "não se posicionar" durante a reunião dos países megadiversos. Nesta reunião, Méxíco bloqueou a tomada de posição em bloco, defendendo a proposta das corporações pela manutenção do artigo 2b com o texto "caso a caso". A India se manteve firme, descordando da posição Mexicana. O Brasil ficou no grupo da turma do "deixa disso", apenas implorando as Partes para chegar a um acordo, pois o Brasil ficaria mal se a COP 8 acabasse sem consenso.

Depois de uma consulta rápida, o Presidente da Mesa abriu a sessão propondo a exclusão de tudo que veio da Recomendaçao da Reunião do Grupo de Trabalho 8j reunido em Granada, janeiro último, ou seja, os artigos de 1 a 6 sobre o tema Terminator em discussão da COP 8. Em relação aos demais artigos (7 a 10), ele propôs a aprovação. Perguntou se alguém era contra. Ninguém se manifestou e ele deu por encerrada a questão.

A decisão foi celebrada por membros da Campanha Internacional para Banir o Terminator e membros da Via Campesina que estavam no plenário acompanhando o processo. O mesmo ocorreu do lado de fora alguns minutos depois, quando as dezenas de manifestantes da Via Campesina receberam a informação da decisão aprovada no Grupo 1.

Agora, esta decisão vai para o documento final que será considerado em plenária e também pelos Ministros dos países membros da Convenção que estarão reunidos em reunião específica nos próximos dias 26 a 29 de Março. A primeira Plenária para discutir todas as deciões já aprovadas nos grupos de trabalho, inclusive esta sobre a tecnologia termiantor, está prevista para às 15:00 de hoje.

O primeiro jogo deu vitória para as Sementes da Vida, mas o campeonato ainda não acabou

Comentarios