Brasil: decreto autoriza novo plantio de sementes de soja transgênica no Rio Grande do Sul

Idioma Portugués
País Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou nesta quinta-feira (8), por meio de um decreto publicado no Diário Oficial, o uso de sementes de soja transgênicas produzidas na safra 2004/2005 para o plantio da próxima safra (2005/2006) no estado do Rio Grande do Sul. A lei de Biossegurança permitia o uso dessas sementes somente até este ano

A decisão do governo, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, se justificou porque os produtores gaúchos possuíam apenas 17% das sementes necessárias para a próxima safra. A estiagem deste ano atingiu mais de 440 municípios no estado e houve quebra de 50% da safra de soja. De acordo com o ministério, a medida foi tomada para evitar que os produtores usassem sementes contrabandeadas e, conseqüentemente, não recebessem recursos dos agentes financeiros.

Ainda segundo o ministério, como em 2004, a autorização do governo foi de autorizar apenas o uso de sementes produzidas pelos próprios agricultores no estado, sendo proibida a comercialização dessas sementes. O decreto, no entanto, proíbe que a colheita da safra 2005/2006 seja utilizada como semente para novo plantio.

Ambiente Brasil, Internet, 8-9-05

Comentarios