Brasil: Aliança Campo e Cidade, Movimento envia segunda carga de alimentos para SP

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

A ação que se repete pela segunda vez é fruto da relação entre o MPA a Confederação Nacional dos Metalúrgicos CNM/CUT e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Pães, farinha, café, mel, biscoitos, alimentos produzidos pelas mãos de camponeses e camponesas capixabas, esses produtos iniciam na tarde de hoje (4) uma viagem de encontro com trabalhadores e trabalhadoras de São Paulo, a cada envio de produtos a distancia entre o campo e a cidade vai se estreitando, os laços se fortalecendo e a aliança camponesa e operária se tornando cada vez mais sólida.

Ao todo estão sendo transportados cerca de 1,8 toneladas de alimentos, a quantidade é resultado da soma de mais de 40 tipos de produtos diferentes que variam de cereais, doces e massas, produzidos por mais de 20 famílias do ES. Essa será a segunda será a segunda entrega de alimentos realizadas por meio dessa parceria, a primeira aconteceu a duas semanas, resultando em uma feria no patio da Ford em São Bernardo do Campo e uma grande doação de alimentos para os trabalhadores e trabalhadoras da fábrica ocupada Karmann-Ghia, que permanecem lutando por seus salários e direitos.

Alimentos serão comercializados em dois pontos em São Bernardo:

 

Josineide Costa da direção nacional do MPA, relata que nessa segunda remessa os produtos serão comercializados em dois espaços, “ estaremos montando a feira no Pátio da Ford aqui em São Bernardo, a partir de terça [4], sempre inciando as 16 horas da tarde, e dessa vez vamos ter um espaço de comercialização também no sindicato dos metalúrgicos entre 9 as 18 horas”, relata Josineide.

 

A dirigente lembra que o ES enfrenta uma das maiores secas de sua história, e mesmo a falta de água não impediu que alimentos sejam enviados para SP, “na materialização da aliança Camponesa e operária, chega na mesa do trabalhador alimento saudável, produzido por camponeses e camponesas que lutam com garra e resistência no campesinato sobrevivendo a seca do ES”, conclui Josineide.

 

Venha conhecer e adquirir os produtos do campesinato em São Bernardo do Campo:

Entre os dias 05 a 10 de julho (terça a sexta) a feira camponesa estará em dois espaços, no Pátio da Ford Portão 18, Rua Fernão Dias Paes Leme. S/N São Bernardo do Campo – SP, a partir das 16:00 horas, e no Sindicato dos Metalúrgicos de SBC, na rua João Basso, 231- Centro, das 9 as 18 horas.

Fonte e foto: MPA

Temas: Comercio justo / Economía solidaria, Feminismo y luchas de las Mujeres

Notas relacionadas:

La información es poder: cómo entender las complejidades de la violencia contra las vendedoras ambulantes

La información es poder: cómo entender las complejidades de la violencia contra las vendedoras ambulantes

Festival da Agricultura Familiar termina com defesa de direitos do trabalhador rural

Festival da Agricultura Familiar termina com defesa de direitos do trabalhador rural

Realizan el “Festival del Maíz y el Kakaw 2025” en Argueta, Sololá

Realizan el “Festival del Maíz y el Kakaw 2025” en Argueta, Sololá

Comentarios