Catiana de Medeiros

Brasil

Alimentos, artesanatos e outros produtos oriundos de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária poderão ser adquiridos na 25ª Feira Internacional Jubilar do Cooperativismo (Feicoop) e na 3ª Feira Mundial de Economia Solidária (EcoSol), que acontecem de 12 a 15 de julho na cidade de Santa Maria, no coração do Rio Grande do Sul.

Brasil: Mulheres do MST participam de Feira Mundial de Economia Solidária

mst1

"A professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Bombardi, fez uma explanação sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, num comparativo com a União Europeia, com o intuito de interpretar por que o nosso país se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2008. Segundo ela, houve um crescimento exponencial a partir do início dos anos 2000, quando foram consumidas 180 toneladas de veneno no país. Quatorze anos depois, a quantidade passou para 500 mil toneladas."

Brasil: “O agronegócio é o carro-chefe em intoxicação por agrotóxico”, diz professora da USP

Brasil -MST

"Segundo Bárbara Loureiro, da coordenação do setor de Produção, em seus quatros dias de duração (3 a 6 de maio), a feira recebeu 260 mil visitantes – 90 mil a mais do que em sua segunda edição – de todas as idades".

Brasil: Feira Nacional da Reforma Agrária atrai 260 mil pessoas em São Paulo

Expointer

Cerca de 300 produtores de leite no Rio Grande do Sul realizaram um protesto nesta quarta-feira (30) na Casa Branca, sede do governo do estado na 40ª Expointer, no município de Esteio, para denunciar o impacto das importações de leite em pó vindo de países vizinhos na cadeia produtiva do setor, a partir de decreto do governador José Ivo Sartori (PMDB).

Brasil: Na Expointer, sede do governo do estado é alvo de protesto de produtores de leite

agroecologia 2

Camponeses assentados no Rio Grande do Sul investem em produção de hortaliças para comercializar em feiras ecológicas públicas e privadas. "A ideia do MST é sempre oferecer sua produção limpa a preço justo, para que o produtor tenha renda sem explorar financeiramente o consumidor".

Brasil: Demanda por alimentação saudável impulsiona alternativas para o campo

reforma agraria

"Para o MST, saúde também tem relação direta com as condições de vida e de trabalho da população. É por isto que ao lutar pela Reforma Agrária Popular e pela produção de alimentos saudáveis, nós também estamos lutando por saúde".

Brasil: Lutar por Reforma Agrária Popular é lutar por saúde

sementes

" Produz 55 variedades de sementes agroecológicas nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A sua produção, feita por mais de 200 famílias, é enviada para todos os estados do Brasil e à Venezuela".

Brasil: Cooperativa do MST se torna mantenedora de sementes agroecológicas

brasil

Patrícia Pinto foi uma das pesquisadoras que participou do painel 'O alimento como direito, agrotóxico e saúde humana”, durante o Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária, em Belo Horizonte (MG).

Brasil: “As pessoas estão adoecendo por consumirem produtos de prateleiras”, alerta pesquisadora