Cida de Oliveira

conflicto en Brasil

A chacina de 10 trabalhadores rurais na manhã desta quarta-feira (24), em uma reintegração de posse de um acampamento na Fazenda Santa Lúcia, município de Pau d’Arco, no sudeste do Pará, elevou para 36 o número de assassinatos só em 2017 – mais da metade dos 61 registrados em 2016. Os dados são da assessoria de comunicação da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Brasil: 36 trabalhadores são assassinados em conflitos no campo em 2017

transgénico

"O símbolo no rótulo permite ao consumidor escolher entre os produtos aqueles que não tenham transgênicos. Embora essas matérias-primas sejam cada vez mais comum, sabemos que há muitas marcas que não utilizam transgênicos e que fazem disso um diferencial".

Brasil - Comissão do Senado vota PL do fim da rotulagem dos transgênicos

agrotóxicos en verduras - Brasil

Para especialistas, apressar liberações significa afrouxar regras, ignorar evidências e riscos de substâncias comprovadamente causadoras de vários tipos de câncer, malformações e Mal de Parkinson.

Brasil: Governo Temer acelera registros e põe novos agrotóxicos nas lavouras e na mesa

Agrotóxicos

Ministério da Agricultura assume controle das informações sobre venenos já registrados. Pasta dirigida por Blairo Maggi vai excluir Anvisa e Ibama e controlar sozinha registro de novos agroquímicos.

Brasil: Temer antecipa 'pacote do veneno' e proíbe Anvisa de se manifestar sobre agrotóxicos

Corporaciones

Para a Bayer, a fusão significa mais acesso a sementes, inclusive transgênicas. Para a Monsanto, é completar sua linha de produtos com mais de 80 agroquímicos produzidos pela alemã.

Fusão entre Bayer e Monsanto deve agravar insegurança alimentar no Brasil

Salud

Cidades pequenas, localizadas entre os latifúndios da monocultura banhada em venenos, apresentam índices de doenças e mortes bem acima das médias estaduais.

Brasil: Agrotóxicos deixam rastro de malformações, câncer e morte pelo interior de São Paulo

Salud

Entre 2000 e 2012, a cada ano, o número médio de mortes por câncer entre crianças e adolescentes aumentou nas regiões de Camocim, Baixo Jaguaribe e Cariri, no Ceará.

Brasil: Áreas agrícolas que utilizam agrotóxicos têm mais casos de câncer infanto-juvenil

Transgénicos

Quando o assunto é agricultura transgênica, um dos principais perigos apontados por especialistas é a redução da diversidade de sementes. Por meio do vento, da chuva, pássaros e insetos, o pólen de plantas transgênicas é levado para lavouras convencionais. Nesse processo de contaminação, as sementes convencionais, também conhecidas como crioulas, vão desaparecer.

Brasil: Sementes transgênicas reduzem a biodiversidade, aponta estudo da Unicamp