Cristiane Sampaio

“PL do Veneno” trará “prejuízos para o ambiente e à saúde da população”, considera Fiocruz. Foto: Creative Commons

Aprovada pela Câmara dos Deputados na última quarta (9), proposta agora aguarda avaliação do Senado.

“PL do Veneno” causará “danos irreparáveis”, diz Fiocruz em nota enviada aos senadores

"Mais contaminação e morte", prevê especialista após paraquate ser liberado até 2021

Após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de liberar, nesta quarta-feira (7), a utilização de estoques do agrotóxico paraquate no país, pesquisadores e especialistas que acompanham o debate sobre pesticidas se mostraram preocupados com a medida. Considerada altamente tóxica ao sistema neurológico, a substância é uma das mais nocivas à saúde humana, sendo associada, em diferentes estudos científicos, ao mal de Parkinson e a mutações genéticas.

"Mais contaminação e morte", prevê especialista após paraquate ser liberado até 2021

Conozca el feminismo campesino popular: la agenda de las mujeres sin tierra en Brasil

Si, en los últimos años, la ola feminista se ha apoderado de las zonas urbanas, y las mujeres han demarcado fuertemente sus posiciones en los espacios más diferentes de convivencia política y social, en las zonas rurales, los campesinos tampoco rehuyen la lucha.

Conozca el feminismo campesino popular: la agenda de las mujeres sin tierra en Brasil

Milho transgênico contamina sementes crioulas de agricultores familiares

"Trabalhadores do campo e especialistas questionam as regras atuais destinadas às plantações de milho transgênico. A Resolução Normativa (RN) nº 4, de 2007, determina uma distância igual ou superior a 100 metros ou, de forma alternativa, define que devem ser considerados 20 metros com uma borda de 10 fileiras de milho convencional para mensurar o espaço entre esse tipo de cultivo e as plantações não transgênicas".

Milho transgênico contamina sementes crioulas de agricultores familiares

Azucar

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 626/2011, que está na pauta de votações do plenário da Casa, vem causando grande preocupação a ambientalistas e entidades de defesa do meio ambiente. De autoria do senador tucano Flexa Ribeiro (PA), o PLS propõe a liberação do cultivo da cana-de-açúcar no bioma amazônico.

Brasil: Projeto que libera cultivo de cana-de-açúcar na Amazônia afeta meio ambiente

Conflitos no campo aumentam 26% e batem recorde, segundo a CPT

Relatório da organização aponta que ocorrências cresceram 26% de 2015 a 2016; dados são os mais elevados em 31 anos. A publicação com os dados de 2016 foi lançada ontem (17), na sede da CNBB em Brasília. Entre os participantes estavam Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB e Divanilce Andrade, filha da Nicinha, militante do MAB assassinada em Rondônia.

Brasil: Conflitos no campo aumentam 26% e batem recorde, segundo a CPT

Salud

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, comprometeu-se a criar uma comissão para analisar a matéria.

Brasil: Entidades apresentam projeto de lei para reduzir uso de agrotóxicos

Salud

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu, na última terça-feira (11), três consultas públicas referentes à atualização de regras para agrotóxicos no país. Especialistas e movimentos pedem prazos mais extensos para participação da sociedade.

Brasil: Anvisa abre consulta pública sobre agrotóxicos com prazo de nove dias