Daniel Giovanaz

- Foto tomada del sitio web Paco Urondo.

Las exenciones y liberaciones récord favorecen a las transnacionales; menos del 13% de los productos se fabrican en el país. Alrededor del 87,7% de los pesticidas que se liberaron durante el gobierno de Jair Bolsonaro, se producen fuera de Brasil.

Cómo la política pro-agrotóxicos de Bolsonaro transfiere riqueza fuera del país - Boletín #860 de la RALLT

Titula Brasil foi apelidado de "Invade Brasil" pelos críticos, que veem favorecimento a grileiros - Daniel Beltra / Greenpeace

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicou em Diário Oficial, nesta segunda-feira (1º), a instrução normativa nº 105, que regulamenta o programa Titula Brasil – apelidado por ONGs ambientalistas de "Invade Brasil".

Incra regulamenta programa que terceiriza titulação de terras e favorece grilagem

- Com 100 milhões de hectares de terras agriculturáveis e 4,5 milhões de sem-terra, Brasil estuda formas de atrair mais investidores estrangeiros, sob o risco de encarecer os alimentos - R Rufino/Embrapa.

Reflorestamento e pecuária são as destinações mais comuns, segundo o Incra; PL busca flexibilizar regras para aquisição.

Raio X: onde estão os 3,9 milhões de hectares sob controle estrangeiro no Brasil

- Fiat foi uma das responsáveis pelo plano de manejo do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais - Faagoncalves / Divulgação.

Cerca de 59% dessa área está em nome da Fiat, em MG; advogada alerta para subnotificação e analisa interesses. Pessoas físicas e jurídicas estrangeiras controlam, formalmente, 17,3 mil hectares de unidades de conservação (UCs) no Brasil. O número, obtido pela reportagem via Lei de Acesso à Informação, é referente à soma de 39 áreas, registradas em nome de 27 pessoas físicas e seis pessoas jurídicas diferentes.

Estrangeiros controlam ao menos 17 mil hectares de unidades de conservação no Brasil

areia Brasil

"Em todo o estado, estima-se que pelo menos seis mil hectares da zona rural estejam tomados pela areia. O fenômeno da arenização não depende apenas da ação humana, mas é consenso entre os pesquisadores que a expansão da agricultura comercial ajuda a intensificar os processos erosivos".

Brasil - O pampa virou areia: Agronegócio intensifica processos de erosão no bioma gaúcho

b1

Terreno de 9 mil metros quadrados na área urbana de Chapecó simboliza resistência ao modelo dominante de plantio e consumo no Oeste Catarinense.

Brasil: Através da permacultura, moradores resistem na capital da agroindústria