José Eustáquio Diniz Alves

Colapso sistêmico global

"A humanidade vive uma ameaça existencial e o mundo poderá sofrer um “colapso sistêmico global” se houver um agravamento simultâneo da combinação de uma série de fatores negativos que estão impactando o meio ambiente e o clima".

Colapso sistêmico global

2018

"A cada ano, a humanidade esgota mais cedo a cota apropriada da riqueza natural doplaneta. Com base em estatísticas oficiais de 150 países, a Global Footprint Network registra que entre o dia primeiro de janeiro e primeiro de agosto de 2018, os humanos utilizaram toda a biocapacidade anual do Planeta"

01 de agosto de 2018: Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day)

PESCA 1

"As espécies e os habitats marinhos têm sofrido por muito tempo impactos prejudiciais dos estressores humanos, e esses estressores geralmente estão aumentando globalmente", escreve José Eustáquio Diniz Alves.

A sobrepesca e a degradação dos oceanos

grafico ecodebate

"Toda essa aceleração da dominação humana e da exploração da natureza provocou o desmatamento das florestas para utilizar as madeiras de lei, fazer carvão e ampliar as atividades da agricultura e da pecuária. Represou rios, drenou pântanos, alterou a paisagem natural".

Antropoceno: a força destruidora de uma espécie

Crisis climática

"O mundo corre perigo. O efeito estufa trará custos enormes e as sociedades podem não estar preparadas para pagar o alto preço de limpar no futuro a sujeira feita no passado e no presente. No ritmo atual, as gerações futuras vão receber uma herança maldita, que pode provocar uma significativa mobilidade social e ambiental descendente"

A concentração de CO2 ultrapassou definitivamente as 400 ppm